Cidades

Adamantina instala piloto de Floresta Urbana

São plantadas variedades como Jacarandá, Pata de Vaca, Ipê Amarelo e Ipê Branco.

Por: Assessoria de Imprensa atualizado: 29 de setembro de 2018 | 08h13
A continuação da Alameda Padre Nobrega também recebeu um Piloto de Floresta Urbana (Da Assessoria). A continuação da Alameda Padre Nobrega também recebeu um Piloto de Floresta Urbana (Da Assessoria).

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida urbana por meio da variedade das tipologias das vegetações e seus elementos urbanos que são capazes de transformar qualitativamente a paisagem da cidade, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA), realizou o plantio de mudas visando à formação de um piloto de floresta urbana na cidade.
De início, realizou-se uma pesquisa sobre as espécies mais desejadas pelos moradores da localidade, a qual apontou a preferência pelas espécies Jacarandá, Pata de Vaca, Ipê Amarelo e Ipê Branco.
O piloto de floresta urbana que foi executado na continuação da Alameda Padre Nobrega, Bairro Eldorado II, consiste no plantio de árvores em uma rua ou quarteirão com o intuito de transformar o local em um “corredor de árvores”.
Nadine Carolina Bento Silva, membro da equipe Verde Azul, explica que os benefícios são inúmeros, conforme informações da SBAU (Sociedade Brasileira de Arborização Urbana) as árvores são grandes reservatórios de carbono, assim, essa massa vegetal pode absorver uma grande quantidade de Carbono, favorecendo o bioclima da região e contribuindo para a redução dos efeitos das mudanças climáticas.
“Outra razão de se incrementar a quantidade de árvores nas cidades é a atenuação do calor exalado de concretos, asfaltos e áreas edificadas. Nesse sentido, a arborização doa a sua contribuição na conservação do asfalto devido à reflexão e à absorção de energia solar incidente”, comenta.
Além disso, a notável projeção das sombras oferecidas pelas árvores reduz a temperatura e a amplitude térmica, a volatilização de compostos e desagregação do material asfáltico devido à dilatação e contração do material, diminuindo assim a manutenção para sua recuperação.

Locais onde o Piloto de Floresta Urbana já foi executado na cidade

2012: Rua Ângelo Delponte, Bairro Eldorado.
2013: Professora Maria Esther Toffoni, Bairro Eldorado.
2014: Passagem Roberto Antonio Romanini, (Pontilhão).
2015: Rua Santos Dumont, Bairro Eldorado.
2018: Foi feita a manutenção e o replantio de árvores que haviam morrido na Passagem Roberto Antonio Romanini (Pontilhão) e a continuação da Alameda Padre Nobrega, Bairro Eldorado II.

Na Passagem Roberto Antonio Romanini (Pontilhão) foi feito a manutenção e o replantio de algumas mudas (Da Assessoria).

Publicidade

P&G Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais