Cidades

Adamantina avança 354,28%e está entre os cinco do Estado que mais evoluíram no Município Verde Azul

Cidade que ficou fora do Programa recupera pontuação, alcançando destaque no Estado de São Paulo.

Por: Assessoria de Imprensa | Pref. de Adamantina atualizado: 26 de setembro de 2017 | 10h05
Secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e interlocutor do MVA, Emerson Hernandez Baptistom, acompanhado de integrantes da equipe municipal de desenvolvimento das ações do Programa, em Rio Claro (Foto: Cedida). Secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e interlocutor do MVA, Emerson Hernandez Baptistom, acompanhado de integrantes da equipe municipal de desenvolvimento das ações do Programa, em Rio Claro (Foto: Cedida).

Na última sexta-feira (22) ocorreu na cidade de Rio Claro a 2ª pré-certificação do Programa Município Verde Azul, promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente. E Adamantina foi representada pelo secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e interlocutor do MVA, Emerson Hernandez Baptistom, acompanhado de integrantes da equipe municipal de desenvolvimento das ações do Programa.
O evento contou com a presença de autoridades e membros da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos municípios que estão pleiteando a certificação.
Adamantina conquistou o prêmio durante seis anos consecutivos e chegou a ser o 1º da Bacia do Peixe em 2013. Porém, nos últimos anos, não concorreu e teve pontuação mínima, o que não favorece nos pleitos de recursos junto ao Estado.
A Administração Márcio Cardim, mesmo diante das dificuldades herdadas, nomeou novo interlocutor e suplente, organizou uma equipe de trabalho e, numa força-tarefa, organizou ações, reestruturou o Conselho Municipal de Meio Ambiente, realizou obras de melhorias nas nascentes e desenvolveu mais um conjunto de atividades que demonstraram o interesse do Município com as questões ambientais e, principalmente, qualidade de vida da população adamantinense e gerações futuras.
Adamantina somava 9,82 pontos na primeira pré-certificação, porém, na segunda pré-certificação chegou a 44,61 pontos, apresentando uma evolução de 354,28% e assim ficou entre os cinco primeiros municípios, em todo o Estado de São Paulo, que mais progrediram nas ações ambientais.
No encontro realizado na sexta, portanto, foram pré-certificados os municípios que obtiveram nota acima de 50.  Para a próxima etapa serão necessários 80 pontos e, por isso, a equipe da Prefeitura vem trabalhando a todo vapor para atingir a meta.
O certificado de Município Verde Azul garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos junto ao Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição - FECOP. Para este ano, serão contemplados aqueles que apresentarem maior evolução, assim Adamantina pretende voltar para a linha prioritária na obtenção de recursos estaduais para a área ambiental.
“Os resultados realmente são concretos. Sabemos das dificuldades, mas não mediremos esforços para colocar novamente a nossa cidade entre os municípios com melhor pontuação do Estado. Conquistando isto, toda população ganha, nas melhorias nos espaços públicos e, principalmente, em qualidade de vida!”, comemora Cardim.

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais