Cidades

A cada 4 litros de óleo usado entregue para reciclagem, morador recebe 1 litro de óleo novo

Todo o óleo recolhido é encaminhado para reciclagem. São 3 pontos de coleta em Adamantina.

Por: Assessoria de Imprensa atualizado: 29 de outubro de 2017 | 08h34
Óleo de cozinha utilizado pode ser trocado por óleo novo, em 3 pontos de coleta em Adamantina (Imagem: Cedida/SAAMA). Óleo de cozinha utilizado pode ser trocado por óleo novo, em 3 pontos de coleta em Adamantina (Imagem: Cedida/SAAMA).

Hoje o óleo vegetal, utilizado, principalmente para fritar alimentos tem como destino os ralos das pias ou mesmo vasos sanitários. Uma pequena parte é colocada em recipiente vedado e descartado com o lixo orgânico comum.
Entretanto, todos esses métodos de descarte do óleo de cozinha usado são meios de contaminação do meio ambiente, podendo poluir as águas, o solo e até mesmo a atmosfera.
O óleo despejado na pia ou no vaso sanitário passa pelos canos da rede de esgoto e fica retido em forma de gordura, atraindo pragas que podem proliferar doenças às pessoas e animais.
Este óleo também chega ao solo, tanto por meio das águas pluviais que chegam aos mananciais aquáticos, quanto por meio dos lixões, tornando-se grande poluidor dos lençóis freáticos.
Buscando minimizar este problema a Prefeitura de Adamantina, através da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Adamantina (SAAMA), implantou o Programa “Agua e óleo não se misturam”.
Pelo programa, o interessado poderá levar 4 litros de óleo usado (de preferência armazenados em garrafas pet) em qualquer ponto de coleta e trocar por 1 litro novo. O óleo recolhido irá para a reciclagem, onde será transformado em biodiesel.

Pontos de coleta

- Iama – Rua Paraíba, 269 – Jd. Brasil
- Lar Cristão – Rua Arno Kiefer, 507 – Vila Cicma
- SAAMA (Poliesportivo)

Publicidade

P&G Telecomunicações
Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais