Ensino

Vice-reitor e alunos da UniFAI participam de congresso nacional sobre cirurgia em São Paulo

Evento é organizado pela Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Cirurgia (ABLAC).

Por: Daniel Torres |Colaborou: ablac.org.br
Vice-reitor da UniFAI, Prof. Dr. Fábio Alexandre Guimarães Botteon, no IV Congresso Nacional das Ligas Acadêmicas de Cirurgia (Foto: Cedida). Vice-reitor da UniFAI, Prof. Dr. Fábio Alexandre Guimarães Botteon, no IV Congresso Nacional das Ligas Acadêmicas de Cirurgia (Foto: Cedida).

O vice-reitor do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), Prof. Dr. Fábio Alexandre Guimarães Botteon, participou na manhã desta quinta-feira, 25, da solenidade de abertura do IV Congresso Nacional das Ligas Acadêmicas de Cirurgia, que se estende até o sábado, 27, no Centro de Convenções Rebouças, também em São Paulo.
Ele está acompanhado de alunos dos cursos de Medicina e Medicina Veterinária da Instituição que estão na capital paulista para participar, também, de um curso teórico-prático de Práticas Cirúrgicas numa parceria entre a UniFAI e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
O IV Congresso Nacional das Ligas Acadêmicas de Cirurgia é organizado pela Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Cirurgia (ABLAC), uma instituição científica que, segundo informa a sua página oficial, “visa valorizar e promover o aprendizado da Clínica Cirúrgica através da troca de conhecimento” e “também tem como objetivo incentivar a formação e funcionamento de ligas cirúrgicas de universidades de todo o país”.
Segundo o site do congresso, os participantes terão “a oportunidade de assistir a palestras com os professores e doutores mais renomados nos diversos campos cirúrgicos, manter-se atualizados em relação ao ensino da cirurgia nas faculdades de Medicina do Brasil e trocar valiosas experiências com estudantes de Medicina e professores membros e preceptores de ligas cirúrgicas de todo o Brasil”.
“Nossos alunos da UniFAI estão participando como ouvintes do congresso e com [a apresentação de] trabalhos científicos. A professora doutora Márcia [Zilioli Bellini, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação] e eu fomos convidados pelo professor doutor Murched Omar Taha, presidente do congresso [e pró-reitor de Gestão de Pessoas da Unifesp], e o professor doutor Djalma José Fagundes, vice-presidente”, relatou Fábio Botteon.
Alunos de Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil participam do evento e acompanham palestras sobre cirurgias ginecológica, ortopédica e oncológica, além de assuntos como ética na vida do cirurgião e pesquisa em animais de experimentação.

Curso teórico-prático

Cerca de 35 pessoas, sendo 11 docentes e 24 alunos dos cursos de Medicina e Medicina Veterinária da UniFAI, participam desde segunda-feira, 22, de um curso teórico-prático de Práticas Cirúrgicas na capital paulista, numa parceria com a parceria com a Unifesp. O workshop se estende até o dia 2 de fevereiro.
O curso é oferecido pelo Centro Acadêmico de Medicina da Unifesp juntamente com a Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Medicina (ABLAM), com apoio da Unifesp e da UniFAI.
“A nossa ideia é promover uma visão diferente da ciência para os nossos alunos. A Unifesp é uma universidade referência na área médica e tem um laboratório, que na verdade é um Centro Cirúrgico, para a prática de cirurgias experimentais”, explicou a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UniFAI, Prof.ª Dra. Márcia Bellini.
As aulas do curso teórico-prático de Práticas Cirúrgicas, interrompidas nesta quinta-feira, 25, para a realização do congresso, serão retomadas na segunda-feira, 29.

Fotos

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais