Ensino

UniFAI protocola pedido de R$ 1 milhão em recursos para projeto de pesquisa com abelhas

Reitor da Instituição, Prof. Dr. Paulo Sergio da Silva, esteve em São Paulo nesta quarta-feira, 13.

Por: Daniel Torres | UniFAI atualizado: 16 de dezembro de 2017 | 09h51
Na ocasião, o reitor da UniFAI, Prof. Dr. Paulo Sergio da Silva (segundo na foto), esteve acompanhado do prefeito de Adamantina Márcio Cardim (DEM), da diretora de Gabinete Cláudia Puerta (primeira na foto), da diretora de Convênio Luciana Fernandes e do secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente Emerson Hernandes Baptiston, que também protocolaram projetos da Prefeitura adamantinense na pasta estadual (Foto: Da Assessoria). Na ocasião, o reitor da UniFAI, Prof. Dr. Paulo Sergio da Silva (segundo na foto), esteve acompanhado do prefeito de Adamantina Márcio Cardim (DEM), da diretora de Gabinete Cláudia Puerta (primeira na foto), da diretora de Convênio Luciana Fernandes e do secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente Emerson Hernandes Baptiston, que também protocolaram projetos da Prefeitura adamantinense na pasta estadual (Foto: Da Assessoria).

O reitor do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), Prof. Dr. Paulo Sergio da Silva, protocolou nesta quarta-feira, 13, junto à Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, na capital paulista, o pedido de recursos para a execução do projeto do Centro Integrado de Pesquisas e Preservação das Abelhas (CIPAF) na Instituição entre março de 2018 e fevereiro de 2020.
Pela proposta, os recursos solicitados para a execução do projeto somam aproximadamente R$ 1 milhão e o valor, caso aprovado, será originado do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos. “Agora vamos aguardar a aprovação desse projeto que tem vários objetivos, entre eles a construção de um apiário modelo que contribuirá para as pesquisas voltadas ao melhoramento genético das abelhas e colmeias e a implantação de uma estufa para a produção de mudas apícolas e melíferas, a fim de recuperar o pasto apícola de Adamantina e região”, informou o reitor.
Outra meta do projeto, desenvolvido pelos professores doutores e docentes da UniFAI Delcio Cardim (coordenador de convênios e projetos institucionais), José Aparecido dos Santos (coordenador geral de pesquisa, ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação) e Vagner Amado Belo de Oliveira (coordenador de extensão do Departamento de Agrárias e Exatas, ligado à Pró-Reitoria de Extensão), é a realização de cursos e oficinas de atualização em apicultura e meliponicultura a apicultores.
“O projeto parte do princípio de que não adianta fazer trabalhos de recuperação e revitalização ambiental de áreas degradadas com plantios de mudas se não existirem os polinizadores e aí está a importância das abelhas, que atuam como polinizadoras, preservando o bioma de Mata Atlântica na bacia do rio Feio [Aguapeí] e na produção de alimentos”, completou o Prof. Dr. José Aparecido dos Santos.
O CIPAF prevê ainda a formação de uma Central de Produção de Rainhas e de Melhoramento Genético, para servir a comunidade em geral e preservar as abelhas e o meio ambiente. “Com isso, diversos cursos da UniFAI, como Ciências Biológicas, Farmácia, Agronomia, Agronegócios, Engenharia Ambiental, Química, Engenharia de Alimentos, até mesmo a Odontologia e a Medicina, podem desenvolver pesquisas e produtos utilizando os derivados das abelhas”, explicou Santos.
Na ocasião, Paulo Sergio esteve acompanhado do prefeito de Adamantina Márcio Cardim (DEM), do secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente Emerson Hernandes Baptiston, da diretora de Convênio Luciana Fernandes e da diretora de Gabinete Cláudia Puerta, que também protocolaram projetos da Prefeitura adamantinense na pasta estadual.
Ainda não há data para a decisão do órgão sobre a aprovação e consequente liberação dos recursos aos projetos protocolados.

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais