Ensino

UniFAI: Pós em Psicologia da Saúde prepara profissionais para atuar no SUS

Duração do curso é de 12 meses e início das aulas está previsto para março.

Por: Prof.ª Dra. Maria de Fátima Belancieri | Revisado por Daniel Torres
Duração do curso de pós-graduação Lato Sensu em Psicologia da Saúde da UniFAI é de 12 meses e início das aulas está previsto para março (Arte: Agência UniFAI). Duração do curso de pós-graduação Lato Sensu em Psicologia da Saúde da UniFAI é de 12 meses e início das aulas está previsto para março (Arte: Agência UniFAI).

Nas últimas três décadas houve uma ampla e crescente absorção do profissional em Psicologia na saúde pública, especialmente por meio da abertura de concursos, o que tem exigido uma qualificação específica para a atuação na área.
Nesse sentido, o curso de Especialização em Psicologia da Saúde do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) vem sanar uma grande lacuna das especializações, capacitando os profissionais para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS), acolhendo a demanda em saúde mental que se configura nas unidades públicas de saúde, bem como contribuir com a produção de intervenções em saúde dirigidas à comunidade.
Nesta perspectiva, o curso apresenta uma concepção ampliada do processo saúde-doença, implicando ações de promoção da saúde, prevenção de doenças, tratamento e reabilitação, ou seja, fundada no conceito de Saúde Integral.
“O curso possibilita o desenvolvimento das intervenções em Psicologia da Saúde nos diversos serviços constitutivos do SUS: hospitais, ambulatórios, unidades básicas de saúde, serviços dirigidos à atenção integral da família e da comunidade, centros de referência em saúde de populações específicas, além de outros espaços institucionais, como sociedades, associações e serviços que atendam ao idoso, à criança em situação de risco social, à mulher em situações de violência e à família em condição de vulnerabilidade”, explicou a coordenadora da especialização, Prof.ª Dra. Maria de Fátima Belancieri.
Para o profissional da Psicologia, esse curso poderá ser um grande diferencial para sua inserção no mercado de trabalho, pois, além de contemplar o objetivo de capacitar para atuar nos serviços de saúde, contribuirá, ainda, para a disseminação, em sua área de abrangência, dos referencias de Atenção Integral em Saúde preconizada pelas políticas de saúde. Além do mais, o curso conta com 100% dos professores titulados, mestres e doutores.
O curso de pós-graduação em Psicologia da Saúde tem como objetivo qualificar psicólogos para a atuação em saúde coletiva nas suas diversas áreas de abrangência a partir de aspectos teóricos e técnicos congruentes com as diretrizes públicas aplicadas em Saúde Coletiva, além de instrumentalizar profissionais em Psicologia para atuar nos serviços públicos de saúde e desenvolver ações em saúde coletiva nos âmbitos do ensino, da pesquisa e das ações de intervenção na comunidade.
O curso tem como público-alvo graduados em Psicologia e será oferecido semanalmente, aos sábados, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, em dois módulos, sendo: Módulo I “Psicologia da Saúde: aspectos teóricos e técnicos” e Módulo II “Psicologia da Saúde: práticas de profissionais e de investigação científica”.
Serão 40 vagas, com previsão de início para o mês de março e duração de 12 meses (400 horas). O valor do investimento é de R$ 380 mensais.
Mais informações podem ser obtidas pelo Portal da UniFAI (www.unifai.com.br) ou pelo telefone (18) 3502-7010 (Ramal 7080).

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais