Siga Mais

Publicidade

Cocipa
goodU
Nativa FM
Cinema

Publicidade

UniFAI 1
Radio Brasil
Unifai 2
Clinica Lu Applim
93 FM

Siga Mais » Notícias » Ensino Superior

Ensino Superior

UniFAI inaugura estúdio para aulas EaD

17:19 atualizado: 18/09/2018 21:24

UniFAI apresenta estrutura para realização do ensino à distância (EaD).

Por: Da Redação | Com informações de Daniel Torres (UnIFAI)

http://www.sigamais.com/noticias/ensino-superior/unifai-inaugura-estudio-para-aulas-ead/ UniFAI inaugura estúdio para aulas EaD
Inaugurado o estúdio de ensino à distância (EaD) do Centro Universitário de Adamantina UniFAI (Foto: Siga Mais). Inaugurado o estúdio de ensino à distância (EaD) do Centro Universitário de Adamantina UniFAI (Foto: Siga Mais).

Em solenidade realizada na tarde desta segunda-feira (17) o Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) inaugurou seu estúdio para transmissão de aulas na modalidade de ensino à distância (EaD). O evento contou com a presença de autoridades, recepcionadas pelo reitor da instituição, professor doutor Paulo Sergio da Silva.
O evento inaugural se deu em dois momentos. O primeiro deles aconteceu no auditório do Campus 2, onde transcorreu a solenidade oficial.
Foi composta a mesa, presidida pelo reitor, acompanhado dos pró-reitores das de ensino, pesquisa e extensão, com a presença ainda do prefeito Márcio Cardim, vereador Acácio Rocha, o presidente do Conselho Regional de Engenharia (CREA-SP), engenheiro Vinicius Marchese Marinelli, e o responsável pelo projeto de estruturação e implantação do EaD, professor doutor Estevão Zilioni.
As autoridades destacaram a iniciativa da UniFAI em atuar nesse novo campo, o que deve priorizar, inicialmente, cursos semipresenciais de pós-graduação, mobilizando para tal a estrutura docente disponível no quadro de professores da autarquia.
Em sua fala, o reitor da UniFAI destacou que o projeto para a oferta de cursos de EaD exigiu uma ampla mobilização interna e externa, visando a conceituação do projeto, a estruturação da grade, corpo docente, conteúdo programático, e em paralelo a estruturação do estúdio, com a conceituação do ambiente e a aquisição dos equipamentos de alta tecnologia.
Além dos docentes da UniFAI, reconhecidos por sua competência e formação, a instituição poderá contar também com professores convidados, profissionais que se destacam no mercado de trabalho e podem compartilhar experiências relevantes para os alunos. “O ensino à distância é um caminho sem volta, mas isso não significa que ele não vá conviver com o ensino presencial. A UniFAI tem como maior compromisso a qualidade do ensino e inicia suas atividades de EaD com uma visão diferente dos grandes grupos educacionais que dominam esse mercado”, disse.
A mesma fala foi endossada pelos demais oradores, entre os quais o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, da UniFAI, professor doutor José Aparecido dos Santos. “O reitor nos confiou esse projeto e dedicamos total empenho para que chegasse a essa condição, de apresentá-lo oficialmente e permitir a atuação da UniFAI nesse novo campo”, disse.

Professor doutor Estevão Zilioni, responsável pelo projeto de estruturação e implantação do EaD, e o reitor da UniFAI, professor doutor Paulo Sergio da Silva (Foto: Siga Mais).

O responsável pelo projeto de estruturação e implantação do EaD, professor doutor Estevão Zilioni, também ressaltou os aspectos de excelência buscados para esse novo projeto educacional. “No cenário atual do mercado de trabalho, todas as carreiras foram redimensionadas pelo uso das tecnologias. Se a universidade pretende preparar seu aluno para o mercado de trabalho, uma de suas obrigações é participar dessa mudança na maneira de apresentar e discutir conteúdos. Da mesma forma que o uso de tecnologias aumentou a produtividade dos escritórios e indústrias, pode aumentar a qualidade da educação”, justificou.
O prefeito Márcio Cardim também destacou aspectos do novo projeto e parabenizou a instituição. “Essa nova possibilidade abre novos espaços para a atuação da UniFAI”, disse. Em seguida, representando o legislativo local, o vereador Acácio Rocha expôs que a iniciativa insere a UniFAI em uma vertente que é tendência, por propor facilidades para o aluno e novas oportunidades de inserção da UniFAI no competitivo setor do ensino superior. “A UniFAI passa a ter presença nesse espaço, levando para o ensino à distância a qualidade que a difere positivamente no mercado do ensino tradicional, presencial, e permite maiores possibilidades de atuação, na constante busca pela excelência”, disse.
Ao final foi proferida uma palestra com o presidente do CREA/SP, engenheiro Vinicius Marchese Marinelli, sobre o cenário e perspectivas da engenharia, já que uma das primeiras opções, no leque de pós-graduações EaD, será um curso voltado a essa área.
Depois das exposições oficiais, as autoridades e o público se dirigiram ao Campus 1 da UniFAI, onde foi montado o moderno estúdio para as aulas à distância. Nesse segundo momento foi possível conhecer o novo espaço.

Autoridades conhecem o estúdio de EaD instalado no campus I da UniFAI (Foto: João Vinícius | Grupo Impacto).

Dinâmica, estrutura e tecnologia

A plataforma escolhida para os conteúdos dados a distância é outro diferencial. A UniFAI se tornou parceira do Google for Education, um conjunto de aplicativos feitos especialmente para a educação pela gigante do Vale do Silício, nos Estados Unidos. Em todo o mundo, mais de 70 milhões de alunos e professores usam o Google for Education, tanto na educação a distância quanto na presencial. “O Google for Education é uma plataforma educacional que oferece a professores e alunos uma experiência inovadora dentro e fora da sala de aula. O serviço conta com toda facilidade, simplicidade, e mobilidade dos produtos Google”, disse Zilioli.
O professor destaca que os cursos EaD da UniFAI serão realizados na modalidade de ensino semipresencial ou híbrida, que constitui uma das tendências mais fortes na educação em todos os níveis, principalmente no superior. Nessa modalidade, as aulas expositivas são transferidas para o ambiente virtual de aprendizagem na forma de videoaulas, leitura de textos do professor e de artigos científicos, fóruns de discussão e avaliações.
Nessa dinâmica, o aluno faz uma parte das atividades no ambiente virtual, mas não deixa de ir para a sala de aula, discutir assuntos com os colegas e professores, realizar atividades práticas e aplicar metodologias ativas de ensino. “Não abriremos mão do contato ‘olho no olho’, mas os conteúdos expositivos serão transferidos para o ambiente virtual, por meio de leituras, fóruns, avaliações e videoaulas gravadas em nosso novo estúdio de TV”, explicou Zilioli. “Os encontros presenciais continuam acontecendo e, na verdade, são ainda mais valorizados, uma vez que devem ser pensados como uma forma de proporcionar uma experiência completamente diferente de uma aula expositiva clássica, usando metodologias ativas, atividades práticas e simulações de situações reais. Como o modelo é de ‘sala de aula invertida’, o aluno chega ao encontro presencial já dominando o conteúdo, inclusive tendo passado por avaliações”, completou.

 
1 comentários, Clique aqui para comentar!

Comentários

SÉRGIO BARBOSA

TEMPO AO TEMPO NESTE TEMPO NOVO TEMPO...

 

Publicidade

goodU
Massa FM

Publicidade

Diario
Life FM