Ensino

UniFAI entrega premiações aos participantes do CIC 2017

Resultados finais estão disponíveis no hotsite www.unifai.com.br/cic2017

Por: Daniel Torres | UniFAI atualizado: 11:03
Cerimônia de entrega das premiações foi realizada no auditório do campus 2 da UniFAI (Foto: Cedida/UniFAI). Cerimônia de entrega das premiações foi realizada no auditório do campus 2 da UniFAI (Foto: Cedida/UniFAI).

O Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) realizou na manhã de sábado, 25, no Auditório Miguel Reale, no Câmpus II, a cerimônia de entrega das premiações aos mais bem colocados em suas respectivas categorias dos Congressos Científicos 2017 da Instituição, constituídos pelo 11º Congresso de Iniciação Científica de nível universitário (XI CIC), pelo 10º Congresso de Iniciação Científica de níveis Fundamental, Médio e Técnico (X CIC Júnior) e pelo 7º Congresso de Pesquisa Científica de nível profissional (VII CPC).
O evento, realizado de 23 a 27 de outubro com o apoio cultural das empresas Carelli Informática, Haddad Organização Social (HOS), Caixa Econômica Federal e All Time Turismo, além do Ministério da Ciência e Tecnologia, contou com apresentações de 1,2 mil trabalhos científicos de 2.682 autores.
Além dos participantes premiados, também se fizeram presentes à solenidade o reitor da UniFAI Prof. Dr. Paulo Sergio da Silva, o prefeito de Adamantina Márcio Cardim (DEM), o presidente da Câmara Municipal Eduardo Rodrigues Fiorillo (DEM), o empresário Ricardo Haddad, da HOS, o representante da Carelli Informática Fábio Cavaccini, demais autoridades locais, docentes e familiares dos congressistas.
Ainda na abertura da cerimônia, integrantes do Coral da UniFAI apresentaram três músicas sob a regência da Prof.ª Rose Scalabrini.

Prêmio Professora Neusa Maria Paes

Neste ano, o CIC inovou ao criar o Prêmio Professora Neusa Maria Paes ao trabalho destaque dos Congressos Científicos. A premiação é uma homenagem a uma das idealizadoras do evento, já falecida, que atuou por muitos anos junto ao Núcleo de Prática de Pesquisa e Extensão (NPP).
O trabalho premiado foi sobre o “Registro de Opilião (Discocyrtanus pertenuis) na Região da Nova Alta Paulista”, dos autores Álex Henrique Nascimento dos Santos, Bruno Aparecido Alves da Rocha, Euler Marcelo Silva, Jean Carlos Silva Finoto e Murilo Santos de Oliveira, do curso de Ciências Biológicas da UniFAI, participantes do CIC Universitário, orientados pela Prof.ª Dra. Daniele de Oliveira Moura Silva.
O grupo ganhou uma viagem oferecida pela empresa All Time Turismo e a orientadora do trabalho recebeu uma foto autografada de autoria do aluno Bruno Macorini, registrada durante a sua participação no programa Doutores sem Fronteiras na Floresta Amazônica.
Os resultados finais do CIC, do CIC Júnior e do CPC estão disponíveis no hotsite www.unifai.com.br/cic2017.

As premiações

No XI CIC, a premiação foi feita por categoria de trabalho científico, sendo elas o Resumo Científico, o Artigo Original, Artigo de Revisão e Artigo de Relato de Caso. Para o melhor trabalho de cada categoria o prêmio é um tablet. Os orientadores dos melhores trabalhos classificados receberão um HD externo.
No VII CPC, a premiação também foi por categoria de trabalho científico, sendo elas Artigo Original, Artigo de Revisão e Artigo de Relato de Caso. O melhor trabalho de cada categoria recebeu um HD externo. Os equipamentos eletrônicos foram doados pela Carelli Informática.
Já o X CIC Júnior foi dividido nas categorias de Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Ensino Técnico, Maquete Ensino Fundamental I, Maquete Nível I, Maquete Nível II e Maquete Nível III, sendo que o melhor trabalho de cada categoria teve como premiação uma bicicleta para cada autor do trabalho. As bicicletas foram doadas pela Haddad Organização Social.
Os melhores trabalhos das categorias de Foguete Nível I, Foguete Nível II, Foguete Nível III e Foguete Nível IV receberam uma bicicleta por equipe classificada. Os orientadores dos melhores trabalhos classificados receberam um HD externo.
Os certificados de Menções Honrosas também foram entregues na mesma solenidade.
A lista de participantes que receberam a honraria está disponível no hotsite.

Anais dos Congressos

Pela primeira vez em 11 anos os Anais dos Congressos Científicos da UniFAI (compêndio de todos os trabalhos apresentados) foram publicados concomitantemente às apresentações dos trabalhos. Até o ano passado, os Anais eram publicados após o encerramento do evento.
Esse foi um dos diferenciais do CIC 2017. No caso do CIC Júnior e do CPC, logo após a apresentação, cada participante recebia um pen drive com os Anais já gravados ali. Além disso, esses documentos já estão disponíveis no hotsite www.unifai.com.br/cic2017.
“Os Anais são o registro dos trabalhos apresentados nos Congressos. É a forma que o autor tem para mostrar que o seu trabalho realmente foi apresentado e publicado. Uma coisa é você apresentar um trabalho e ter um certificado de apresentação, outra coisa é você ter o registro do seu trabalho em um veículo de comunicação. Os nossos Anais são um complemento da Revista Omnia e nela constam todos os resumos de todos os trabalhos apresentados nos nossos Congressos”, destacou a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação e presidente dos Congressos Científicos 2017, Prof.ª Dra. Márcia Zilioli Bellini.

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais