Ensino

UniFAI é classificada para receber núcleos de programa do Ministério do Esporte

De 120 projetos apresentados no estado de São Paulo, o da UniFAI ficou na 5ª colocação.

Por: Daniel Torres | UniFAI atualizado: 10 de maro de 2018 | 19h50
O projeto da UniFAI foi elaborado pelo Prof. Dr. Delcio Cardim, pela Prof.ª Dra. Marisa Furtado Mozini Cardim e pelo Prof. Dr. José Aparecido dos Santos, com o apoio da Prof.ª Me. Joselene Maria Mangueira Carvalho e do Prof. Me. Marcelo Grespi Corradi (Foto: Daniel Torres). O projeto da UniFAI foi elaborado pelo Prof. Dr. Delcio Cardim, pela Prof.ª Dra. Marisa Furtado Mozini Cardim e pelo Prof. Dr. José Aparecido dos Santos, com o apoio da Prof.ª Me. Joselene Maria Mangueira Carvalho e do Prof. Me. Marcelo Grespi Corradi (Foto: Daniel Torres).

O Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) está entre os classificados para a implantação de núcleos do Programa Esporte e Lazer na Cidade (PELC), do Ministério do Esporte.
De 120 projetos apresentados no estado de São Paulo, o da UniFAI ficou na 5ª colocação, com 190 pontos. O primeiro classificado, da cidade de Eldorado, na região do Vale do Ribeira, somou 210 pontos, seguido por quatro cidades empatadas com 190 pontos, entre elas Adamantina, sendo o desempate promovido pelos dados do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
O resultado foi divulgado em portaria publicada nesta segunda-feira, 5, pela Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, do Ministério do Esporte, que contempla outros projetos Brasil afora.
“O presente resultado mostra que a equipe da UniFAI está no caminho certo no quesito de elaboração de projetos para captação de recursos, visto que as propostas elaboradas para atender os chamados dos editais abertos têm sido positivos”, avaliou o coordenador geral de pesquisa da Instituição, Prof. Dr. José Aparecido dos Santos, um dos autores da proposta.
Segundo o projeto, elaborado pelo Prof. Dr. Delcio Cardim, pelo Prof. Dr. José Aparecido dos Santos e pela Prof.ª Dra. Marisa Furtado Mozini Cardim, com o apoio da Prof.ª Me. Joselene Maria Mangueira Carvalho e do Prof. Me. Marcelo Grespi Corradi, serão instalados quatro núcleos urbanos em Adamantina, sendo um para esportes aquáticos (hidroginástica, corrida aquática, ginástica aquática e biribol), um para esportes coletivos (vôlei, basquete, futsal e handebol), um para atletismo (corridas, saltos, lançamentos e arremessos) e um para expressão corporal (artesanato, dança – balé e de rua – ginástica coreografada e teatro). Um quinto núcleo esportivo deverá atender a comunidade rural dos bairros Lagoa Seca, Aidelândia, Pavão, Tucuruvi e Tupãzinho.
“Em cada núcleo serão atendidos crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, deficientes e pessoas com necessidades especiais. Pretende-se, com os núcleos temáticos propostos, democratizar o esporte e lazer recreativo, culminando com o acesso da população excluída às atividades relacionadas a cada núcleo”, expuseram os autores do projeto na proposta enviada a Brasília (DF).
A próxima fase do PELC consiste na formalização do convênio para a liberação de recursos para a sua execução. De acordo com o Ministério do Esporte, serão destinados para Adamantina um valor total de aproximadamente R$ 1,015 milhão a serem utilizados na aquisição de materiais esportivos, materiais permanentes, realização de eventos específicos e bolsas de estudo para os agentes sociais (estudantes universitários).
Para o funcionamento do programa será necessária a composição de uma equipe composta por um coordenador pedagógico, cinco coordenadores de núcleos (sendo um para cada núcleo) e 30 agentes sociais (sendo seis para cada núcleo).
“A UniFAI tem suas instalações propícias para desenvolver atividades de esportes recreativos específicos, oferecendo à população espaços com atividades diferenciadas. Já o núcleo rural tem como objetivo levar até as comunidades rurais, de forma pioneira, esporte, lazer e cultura para uma população que carece dessas iniciativas”, justificaram os professores.
O prazo do convênio é de 18 meses, a contar de sua assinatura. Ainda não há previsão de início da execução do programa.

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais