Ensino

UniFAI desenvolve experimentos com méis endêmicos

Experimentos dão suporte técnico e tecnológico a ações de empreendedorismo.

Por: Prof.ª Dra. Izabel Castanha Gil | Revisado por Daniel Torres atualizado: 11 de outubro de 2017 | 09h17
Parceria entre os cursos de História e Engenharia de Alimentos da UniFAI desenvolve experimentos com méis endêmicos; o engenheiro de alimentos Prof. Dr. Estevão Zilioli e a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof.ª Dra. Márcia Zilioli Bellini receberam amostras de mel de cipó-uva e mel da flor da seringueira produzidos pelos irmãos Jair e José Luiz das Chagas, de Pauliceia (Foto: Daniel Torres). Parceria entre os cursos de História e Engenharia de Alimentos da UniFAI desenvolve experimentos com méis endêmicos; o engenheiro de alimentos Prof. Dr. Estevão Zilioli e a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof.ª Dra. Márcia Zilioli Bellini receberam amostras de mel de cipó-uva e mel da flor da seringueira produzidos pelos irmãos Jair e José Luiz das Chagas, de Pauliceia (Foto: Daniel Torres).

Se as parcerias são alavancas para a implantação de novas ideias, o conhecimento é a plataforma que dá suporte qualitativo a elas. Com esse princípio, está nascendo uma parceria inusitada entre os cursos de História e de Engenharia de Alimentos do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI).
Incrementando a dimensão e inovação do Projeto Sementes Crioulas, o engenheiro de alimentos Prof. Dr. Estevão Zilioli e a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof.ª Dra. Márcia Zilioli Bellini receberam amostras de mel de cipó-uva e mel da flor da seringueira produzidos pelos irmãos Jair e José Luiz das Chagas, de Pauliceia.
Iniciam-se os experimentos para a produção de fermento e de vinagre à base desses méis endêmicos. Objetiva-se produzir massas originais para panificação e testar o uso culinário do vinagre. A parte prática dos pães será desenvolvida pelos licenciandos em História Victor Hugo Souza e Silva e Luzimara Dilibaltov que, há algum tempo, produzem pães e geleias com ingredientes fornecidos pelos guardiões de sementes crioulas daquela cidade.
Os experimentos dão suporte técnico e tecnológico a ações de empreendedorismo concebidos a partir do conceito de economia criativa. Esta modalidade valoriza inovações empreendidas por pessoas que tenham expertise em determinada técnica ou processo, gerando produtos, processos ou serviços com alto valor agregado.
O projeto Sementes Crioulas mantém guardiões e apoiadores de vários segmentos sociais, com suporte de instituições públicas e privadas. Está diretamente vinculado ao projeto Inova Paula Souza, tendo a Prof.ª Dra. Izabel Castanha Gil como coordenadora regional.
UniFAI e Projeto Inova Paula Souza convergem objetivos e esforços voltados ao desenvolvimento local e regional, focando especialmente a população jovem, em fase de inserção no mercado de trabalho.

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais