Ensino

UniFAI define composição do Conselho Universitário da Instituição

O novo Conselho se reúne pela primeira vez já na próxima quarta-feira, 9

Por: Daniel Torres | Colaborou: Jesana Lima | UniFai atualizado: 4 de agosto de 2017 | 07h49
Os representantes dos docentes e dos funcionários, que também compõem o Conselho Universitário da UniFAI, foram eleitos por votação de seus pares no dia 27 de julho. (Foto: Jesana Lima) Os representantes dos docentes e dos funcionários, que também compõem o Conselho Universitário da UniFAI, foram eleitos por votação de seus pares no dia 27 de julho. (Foto: Jesana Lima)

O Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) definiu na última semana de julho a composição do Conselho Universitário da Instituição. Trata-se de um colegiado com representantes de professores, estudantes, funcionários e comunidade, que substituiu a antiga Congregação, extinta com a transformação das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) em Centro Universitário.
O novo Conselho se reúne pela primeira vez já na próxima quarta-feira, 9.
Segundo o Regimento Geral em vigor da UniFAI, o Conselho Universitário é o órgão superior competente para decidir sobre todos os assuntos afetos à Instituição e é constituído pelo reitor, pelo vice-reitor, pelos pró-reitores, por representantes do corpo docente permanente (eleitos pelos seus pares, com mandato de dois anos, sendo três mestres e cinco doutores), pelos chefes de departamento, três representantes do corpo discente (alunos), dois representantes dos funcionários técnico-administrativos (eleitos por seus pares), um representante da comunidade (preferencialmente com diploma de curso superior), proposto pelo reitor e um representante da comunidade (preferencialmente com diploma de curso superior) proposto pela Prefeitura.
Ainda segundo o Regimento Interno do Conselho Universitário, os representantes dos alunos terão mandatos de um ano, podendo ser reconduzidos por igual período, os representantes dos funcionários e da comunidade (indicados pelo reitor e pela Prefeitura) terão mandatos de dois anos, podendo ser reconduzidos por igual período, sendo que, para cada representação, são eleitos suplentes que, na ausência dos titulares, serão conduzidos atendidos a ordem de votação.
Os representantes dos docentes e dos funcionários foram eleitos por votação de seus pares no dia 27 de julho.

Atribuições

Entre as atribuições do Conselho Universitário da UniFAI estão a de formular o planejamento, as diretrizes e as políticas gerais da Instituição, deliberar sobre as normas gerais de seu funcionamento, deliberar sobre alterações do Estatuto, no Regimento Geral do Centro Universitário e aprovação dos regimentos e regulamentos das unidades acadêmicas, além de propor e aprovar a criação, a alteração e/ou a extinção de cursos.
Outras funções do órgão são as de elaborar as diretrizes de atividades e programas relacionados com os cursos do Centro Universitário, deliberar sobre a Instituição e a concessão de títulos honoríficos e prêmios, resolver, em grau de recurso, todos os casos que lhe forem submetidos pelo reitor, alunos ou órgãos colegiados referidos neste Regimento, aprovar a proposta orçamentária do Centro Universitário, a ser encaminhada à Prefeitura, ouvido o Departamento Financeiro, mediante parecer e aprovar a prestação de contas dos recursos que, porventura, tenham sido repassados pelo Centro Universitário ao Diretório Acadêmico e à Associação Atlética Acadêmica.
Constam ainda entre as responsabilidades do Conselho elaborar e submeter, à Prefeitura, as listas tríplices para escolha do reitor e do vice-reitor, deliberar sobre a sistemática e o processo de avaliação institucional, decidir sobre a criação e a extinção de quadros e funções, homologar os resultados dos concursos para preenchimento das funções docentes e administrativas do Centro Universitário, além de fixar e reajustar os valores das remunerações dos seus professores e funcionários, inclusive da Reitoria e das funções gratificadas, obedecida a legislação vigente.
Cabe ao Conselho, ainda, aprovar os relatórios anuais das atividades do Centro Universitário, dirimir dúvidas e interpretar normas do Regimento Interno que não envolvam matéria da Legislação do Ensino, ouvido o Departamento Jurídico e resolver os casos omissos do Regimento Geral.

Composição

O primeiro Conselho Universitário da UniFAI ficou formado assim:

• Reitor: Prof. Dr. Paulo Sergio da Silva

• Vice-Reitor: Prof. Dr. Fábio Alexandre Guimarães Botteon

• Pró-Reitor de Ensino: Prof. Dr. Andrey Borges Teixeira

• Pró-Reitora de Extensão: Prof.ª Dra. Jaqueline Haddad Machado

• Pró-Reitora de Pesquisa e Pós Graduação: Prof.ª Dra. Márcia Zilioli Bellini

• Representantes do Corpo Docente (mestres): Prof.ª Me. Magda Arlete Vieira Cardozo, Prof. Me. José Antonio Marciano e Prof. Me. Mauri Buzinaro

• Representantes do Corpo Docente (doutores): Prof.ª Dra. Fúlvia de Souza Veronez, Prof. Dr. Jean Paulo Rodolfo Ferreira, Prof. Dr. Fabrício Rimoldi, Prof. Dr. Marceli Moço Silva e Prof. Dr. Delcio Cardim

• Chefe do Departamento de Ciências Humanas: Prof.ª Dra. Ieda Cristina Borges

• Chefe do Departamento de Ciências Exatas: Prof. Dr. José Luis Vieira de Oliveira

• Chefe do Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde: Prof.ª Me. Regina Eufrasia do Nascimento Ruete

• Chefe do Departamento de Medicina: Prof. Dr. Miguel Ângelo De Marchi

• Representantes do Corpo Discente (alunos): Viviane Coelho Romualdo dos Santos, Leonardo Ayres Neiva e Dâmaris Mariá Rodrigues

• Representantes dos Funcionários Técnico-Administrativos: Jean Cardoso de Moura e Mateus Augusto Vitorelli

• Representante da Comunidade proposto pelo reitor: Prof.ª Licemare Simão Seixas

• Representante da Comunidade proposto pela Prefeitura: João Lopes de Oliveira
 

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais