Ensino

Semana da Informática traz palestras, minicursos e Campeonato de e-Sports

Objetivo do evento é trazer novidades e tendências tecnológicas na área de TI

Por: Daniel Torres | Assessoria de Comunicação da UniFAI atualizado: 16 de agosto de 2017 | 11h55
Semana da Informática traz palestras, minicursos e Campeonato de e-Sports

Com o objetivo de trazer novidades e tendências tecnológicas na área de Tecnologia da Informação (TI), os cursos de Análise de Sistemas e Ciência da Computação do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) preparam a XXI Semana de Informática, marcada para acontecer entre 14 e 19 de agosto.
Neste ano o evento contará com palestras, minicursos e a principal novidade: o I Campeonato de e-Sports da Instituição.
As palestras estão programadas para os três primeiros dias da Semana de Informática. Na segunda-feira, 14, o mestre em Informática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) Julio Cesar Batista abordará o tema “Conheça o Machine Learning - algoritmos que aprendem a partir de dados, imagens, e texto”, assunto que abrange uma nova área da TI destinada à análise de dados gerados pela onda do BigData e extração de conhecimento.
Na terça-feira, 15, o Prof. Luis Isique, de Presidente Prudente, ministrará a palestra “A Nova Revolução Industrial, Startups, Inovação, Mercado de Trabalho ou Empreendedorismo”, tema bastante relevante para os alunos que estão entrando no mercado de trabalho.
No último dia de palestra, quarta-feira, 16, o assunto é desenvolvimento de softwares para aplicativos móveis com a ferramenta Xamarin. “Ouvindo profissionais de destaque no mercado de trabalho em forma de palestras, os alunos ficam motivados a se dedicarem mais aos estudos e procurar novos conhecimentos”, disse o coordenador dos cursos de Análise de Sistemas e Ciência da Computação da UniFAI, Prof. Me. André Mendes Garcia.

Minicursos

Nos dias 17 e 18, haverá cinco minicursos com carga horária de 8 horas, sendo que cada aluno poderá se inscrever em apenas um deles. “O objetivo desses minicursos não é o de aprofundar o conhecimento, mas introduzir conhecimentos básicos de ferramentas úteis e modernas para o profissional de TI”, salientou Mendes.
- “Construindo aplicativos móveis com Apache Cordova”, a ser ministrado por Gisele Fagundes, explanará sobre o Apache Cordova (também chamado de Phonegap), uma framework open-source que emprega tecnologias web padrões como HTML5, CSS3 e JavaScript, a fim de, criar aplicativos para smartphones e tablets. Por meio dele é possível gerar aplicações multiplataforma através de um único código fonte. Entre as plataformas suportados as mais conhecidas são o Android, o iOs e o Windows Phone, entre outras opções. A tecnologia conta ainda com extensões que permitem acessar recursos nativos de cada dispositivo e sistema tais como: sensores de movimento, localização, câmera, status da rede, contatos, e outros. Pré-Requisitos: Conhecimento básico em HTML, CSS e JavaScript/JQuery. Local: Câmpus I - Laboratório III.
- “Iniciando com Django Framework”, ministrado por Natália Bortoleto, abordará o Django, que é uma framework gratuito e de código aberto para a criação de aplicações web, escrito em Python que utiliza o padrão model-template-view (MTV). É um framework web, ou seja, é um conjunto de componentes que ajuda a desenvolver sites de forma mais rápida e mais fácil. Local: Câmpus II - Bloco I - Laboratório III.
- “Introdução ao Ruby on Rails”, a ser ministrado por Bruno Tripoloni, tem como objetivo fazer uma apresentação sobre Ruby on Rails uma framework de desenvolvimento web utilizada pelas maiores startups do mercado. Esse minicurso terá uma introdução a linguagem Ruby uma explicação sobre o conceito de MVC, ao final do minicurso o aluno será capaz de construir um pequeno sistema de blog. Local: Câmpus II - Bloco I - Laboratório II.
- “Introdução aos testes unitários automatizados com Nunit e C#”, ministrado por Carlos Shults, deverá demonstrar ao aluno os benefícios que a utilização de uma suíte de testes automatizados pode trazer a uma aplicação. Desde o design menos acoplado e mais modular, que facilita alterações, até a economia de tempo e dinheiro na descoberta e resoluções de bugs, veremos que testes automatizados são imprescindíveis para o desenvolvimento de software no século XXI. Local: Câmpus I - Laboratório I.
- “Servidor de arquivos com o Samba”, a ser ministrado por José Ricardo de Moraes, abordará a introdução, instalação, configurações gerais e trabalho com Workgroups no Samba, o Samba como Servidor de Data e Hora, controle de acesso aos compartilhamentos no Samba, Samba como Servidor de Impressão, resolvendo nomes de máquinas com o Samba, configuração do controlador de domínio Samba, inserção de máquinas com Windows no Domínio Samba, além de funções especiais do Samba, solução de problemas e erros no Samba e trabalho com comandos do Samba. Local: Câmpus I - Laboratório II.

Campeonato de e-Sports

Com o sucesso dos Jogos Eletrônicos realizados em abril deste ano durante os Jogos Universitários (JUNIFAI), os alunos dos cursos de TI se motivaram a organizar o I Campeonato de e-Sports durante a Semana de Informática, no sábado, 19.
O evento é organizado pela coordenação dos cursos, Departamento de Informática da UniFAI e pelos alunos membros da Associação Atlética Acadêmica de Tecnologia da Informação (AAATI).
Serão duas modalidades de jogos, sendo Counter-Strike: Global Offensive e League of Legends (LOL), e as inscrições podem ser feitas através do hotsite www.unifai.com.br/portal/esports.
As três primeiras equipes melhores classificadas receberão troféus e as primeiras equipes receberão também como prêmios mouses para gamer cedidos pela Carelli Informática.
“Nossa semana de estudos é destinada aos nossos alunos dos cursos de Análise de Sistemas e Ciência da Computação, escolas técnicas e do Ensino Médio. A comunidade e profissionais do setor também estão convidados. Não há a necessidade de inscrição [para as palestras]”, completou André Mendes.

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais