Ensino

Professores da UniFAI passam por capacitação para uso da plataforma Google for Education

Projeto-piloto pretende implantar novas ferramentas tecnológicas na dinâmica de ensino.

Por: Daniel Torres | UniFAI atualizado: 27 de julho de 2018 | 11h22
Professores da UniFAI passam por capacitação para uso da plataforma Google for Education; Ação faz parte de projeto-piloto que pretende implantar novas ferramentas tecnológicas como complemento das atividades pedagógicas de cursos presenciais de graduação (Da Assessoria). Professores da UniFAI passam por capacitação para uso da plataforma Google for Education; Ação faz parte de projeto-piloto que pretende implantar novas ferramentas tecnológicas como complemento das atividades pedagógicas de cursos presenciais de graduação (Da Assessoria).

Mais de 70 professores do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) passaram por uma capacitação do programa interno de formação de docentes em ferramentas Google for Education (Google para Educação) no início desta semana.
A ação faz parte de um projeto-piloto que pretende implantar novas ferramentas tecnológicas como complemento das atividades pedagógicas de cursos presenciais de Graduação, a princípio com os cursos integrais (Medicina, Medicina Veterinária e Odontologia).
“O Google for Education é uma plataforma educacional que oferece a professores e alunos uma experiência inovadora dentro e fora da sala de aula. O serviço conta com toda facilidade, simplicidade e mobilidade dos produtos Google”, disse o Prof. Dr. Estêvão Zilioli, responsável pelo projeto.
A UniFAI se tornou parceira do Google for Education, um conjunto de aplicativos feitos especialmente para a educação pela gigante do Vale do Silício, nos Estados Unidos. Em todo o mundo, mais de 70 milhões de alunos e professores usam o Google for Education tanto na educação presencial quanto a distância.
Somente nesta primeira etapa, mais de 900 contas de alunos da UniFAI foram ativadas na plataforma Google for Education para utilização imediata de compartilhamento de conteúdos didáticos. Os alunos terão espaço ilimitado de armazenamento no Google Drive.
A ideia é estender as ferramentas dessa plataforma aos demais cursos presenciais da Instituição a partir de 2019.
“Meu agradecimento à Pró-Reitoria de Ensino pela iniciativa, à Reitoria pelo apoio e confiança e às colegas Google Innovators Prof.ª Me. Ana Paula Mateucci Milena e Prof.ª Dra. Roberta Volpe Aquino por aceitarem o convite e pela dedicação e competência”, comemorou Zilioli.

EaD

A Google for Education é a mesma plataforma a ser utilizada na proposta do Ensino a Distância (EaD) da UniFAI. O Conselho Universitário (ConsU) da Instituição aprovou, em maio, a abertura de cursos de Pós-Graduação na modalidade semipresencial.
Os cursos já aprovados, para início em fevereiro de 2019, são de “Gestão Empresarial e Marketing”, “Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos” e “Tecnologia em Educação e Inovação”. Já o curso de “Nutrição Clínica e Gastronomia” tem seu projeto em fase de finalização e aguarda aprovação do ConsU.
A decisão, que também obteve aprovação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UniFAI, faz parte do projeto de implantação do Ensino a Distância (EaD) na UniFAI, que se dará a partir dos cursos de especialização para, na sequência, ser estendido para algumas opções também de Graduação.
Na modalidade semipresencial ou híbrida o aluno faz uma parte das atividades no ambiente virtual, mas não deixa de ir para a sala de aula, discutir assuntos com os colegas e professores, realizar atividades práticas e aplicar metodologias ativas de ensino.
Nos novos cursos de Pós-Graduação, todo conteúdo será produzido pelos mesmos professores que vão para a sala de aula nos encontros presenciais. Além dos docentes da UniFAI, reconhecidos por sua competência e formação, a Instituição contará com professores convidados, profissionais que se destacam no mercado de trabalho e podem trazer experiências relevantes para os alunos.
Nessa modalidade, as aulas expositivas são transferidas para o ambiente virtual de aprendizagem na forma de videoaulas, leitura de textos do professor e de artigos científicos, fóruns de discussão e avaliações.
Quanto à estrutura física, além das salas de aula já existentes, um estúdio de TV está em fase de construção na Central de Comunicação, no Câmpus I, que servirá para a produção dos conteúdos das videoaulas.
“Os encontros presenciais continuam acontecendo e, na verdade, são ainda mais valorizados, uma vez que devem ser pensados como uma forma de proporcionar uma experiência completamente diferente de uma aula expositiva clássica, usando metodologias ativas, atividades práticas e simulações de situações reais. Como o modelo é de ‘sala de aula invertida’, o aluno chega ao encontro presencial já dominando o conteúdo, inclusive tendo passado por avaliações”, revelou o Prof. Dr. Estêvão Zilioli.

Fotos

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais