Ensino

ProEduc-UniFAI homenageia Dia das Crianças com gincana nesta quarta-feira

Evento está marcado para as 17h, no Câmpus IV, e contará com demonstração histórica do beisebol.

Por: Daniel Torres | UniFAI
Gincana de Pais e Filhos do ProEduc-UniFAI, em comemoração ao Dia das Crianças, contará com uma demonstração histórica do beisebol em Adamantina e no mundo (Foto: Arquivo UniFAI). Gincana de Pais e Filhos do ProEduc-UniFAI, em comemoração ao Dia das Crianças, contará com uma demonstração histórica do beisebol em Adamantina e no mundo (Foto: Arquivo UniFAI).

O Programa de Educação Pró-Ativa do Centro Universitário de Adamantina (ProEduc-UniFAI) Suricates promove nesta quarta-feira, 11, uma Gincana de Pais e Filhos em comemoração ao Dia das Crianças.
O evento está marcado para as 17 horas, no Câmpus IV (área da ACREA), e contará com uma demonstração histórica do beisebol em Adamantina e no mundo às crianças e aos adolescentes participantes do projeto.

Caça-talentos

No mês de setembro o ProEduc-UniFAI Suricates recebeu a visita de representantes da Major League Baseball, a Liga Americana de Beisebol, com a finalidade de caça-talentos.
“A ideia [da Major League] é investir em novos atletas não apenas na área de esportes, mas também nos estudos dentro e fora do Brasil”, explicou a pró-reitora de Extensão da UniFAI e coordenadora do ProEduc-UniFAI Suricates, Prof.ª Dra. Jaqueline Haddad Machado.
No mesmo dia, os representantes da UniFAI e da Major League se reuniram para tratar de parcerias a fim da reestruturação do Programa de Educação Pró-Ativa da Instituição. “Por ser educativo, o ProEduc precisa de adequações para haver evolução das atividades ali desenvolvidas. Futuramente, além da prática dos esportes, o ProEduc vai ter a participação de todos os cursos da UniFAI”, completou Jaqueline Haddad ao lembrar que o Programa conta ainda com a parceria do projeto Universidade do Futebol Mundial, desenvolvido pelos atletas profissionais Adriano “Codorninha” Gerlin e Juliano “Tico” Gerlin.

Investimento em beisebol

No primeiro semestre deste ano o ProEduc-UniFAI Suricates recebeu um kit de materiais esportivos enviados pela Major League Baseball, a Liga Americana de Beisebol.
Ao todo, foram doados seis tacos, 28 luvas, dois suportes de rebatida, um jogo de bases, três caixas de bolas oficiais, quatro caixas de bolas de treino e quatro capacetes.
“Eu entrei em contato com o presidente da Confederação Brasileira de Beisebol [e Softbol, a CBBS], e ele me colocou em contato com o representante da Major League do Brasil, que gostou do projeto e se dispôs a incentivar a prática em Adamantina”, disse Diogo Mattos, então gestor do ProEduc-UniFAI Suricates.
Atualmente 80 crianças e adolescentes são atendidas pelas aulas de beisebol no Câmpus IV da UniFAI (área da ACREA).
Em abril do ano passado, a UniFAI buscou a possibilidade de parceria com a Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS) e a Prefeitura de Adamantina para alavancar a prática dessa modalidade esportiva no ProEduc-UniFAI Suricates, desenvolvido no Câmpus IV (área da ACREA).
A reunião, realizada no gabinete do então prefeito João Eduardo Pacheco (PSDB), contou com a presença do então diretor geral da FAI, Prof. Dr. Márcio Cardim (hoje prefeito de Adamantina pelo DEM), do presidente da CBBS, Jorge Otsuka, do presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva da CBBS, Takayoshi Tuboni, e do então gestor do ProEduc-UniFAI, Diogo Mattos.
A parceria, uma vez firmada, representa inúmeros benefícios para o ProEduc-UniFAI, entre eles o financiamento do material esportivo, adequação do campo de beisebol, capacitação para treinadores e árbitros, permitindo que todo o público atendido tenha acesso à educação esportiva de qualidade.
Com a parceria, a cidade ganhou com o resgate de uma tradição cultural dos pioneiros adamantinenses, possibilitando atividades intergeracionais. A Major League e a CBBS também são beneficiadas, considerando que o esporte está sendo difundido em esferas acadêmicas e sociais, oportunizando a formação ético-social dos alunos do ProEduc-UniFAI.

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais