Ensino

ProEduc-FAI e projetos de Extensão impulsionam produção em hortas e pomares de Adamantina

Horta Comunitária do Jardim Adamantina é um dos pontos em que houve aumento de produção.

Por: Daniel Torres (FAI) atualizado: 23 de agosto de 2016 | 17h45
Horta Comunitária do Jardim Adamantina é um dos pontos em que houve aumento de produção (Foto: UniFAI). Horta Comunitária do Jardim Adamantina é um dos pontos em que houve aumento de produção (Foto: UniFAI).

Um projeto diferente tem chamado a atenção da comunidade de maneira positiva em Adamantina. O Programa de Educação Pró-Ativa (ProEduc-FAI) “Suricates” das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI), agora Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) e os projetos de Pesquisa e Extensão da Instituição têm resgatado hortas e pomares em vários pontos da cidade.
Em parceria com as crianças e adolescentes de seis a 15 anos, atendidos pelo ProEduc-FAI, estudantes dos cursos de Agronomia e Tecnologia em Agronegócio têm desenvolvido projetos comunitários visando a produção de olerícolas (hortaliças, frutos e legumes), plantas fitoterápicas e medicinais e de aproveitamento para incremento da pastagem apícola (alimento para espécies de abelhas) da região da Nova Alta Paulista.
“A princípio, a atividade é realizada no Campo Experimental do Câmpus II com horta, plantas medicinais, fitoterápicas e apícolas e fruticultura, no Câmpus IV com a horta agroecológica e plantio de frutíferas por meio das crianças e adolescentes do ProEduc-FAI, além da Horta Escolar da Escola [Municipal de Ensino Fundamental - EMEF] Prof. Eurico Leite de Morais com o plantio nos cercados de plantas para fins apícolas, onde a estrutura já foi delimitada e coberta, faltando apenas a Prefeitura implantar o solo específico no canteiro”, explicou o Prof. Dr. Vagner Amado Belo de Oliveira, supervisor do projeto ao mencionar a atuação dos estagiários Leandro Contiero e Igor Cardoso de Sá.
Na semana passada, as turmas de alunos do ProEduc-FAI participaram da colheita de pés de alface e couve plantados por eles mesmos na horta do Câmpus IV. As verduras, após analisadas, pesadas e catalogadas, foram distribuídas aos participantes do projeto.
Atualmente, no ProEduc-FAI, 200 crianças e adolescentes participam do projeto em dois períodos, sendo divididas em turmas de 50 com duas horas de atividades. As ações do programa são coordenadas por Diogo Mattos, gestor da Educação Pró-Ativa.

Jardim Adamantina

Outro ponto ativo do Projeto de Extensão e que tem chamado a atenção dos moradores do Jardim Adamantina é a Horta Comunitária do bairro, onde são feitos o plantio de feijão catador, abóbora paulistinha, cenoura, além de hortaliças tradicionais como alface, rúcula, couve etc. e experimentos de adubação e controle de doenças e pragas.
Ali a UniFAI dedica atenção especial e investiu no espaço, obtendo resultados para lá de satisfatórios na produção das plantas e hortaliças. “A Horta Comunitária do Jardim Adamantina é um dos pontos em que houve aumento de produção após o início das atividades dos projetos de extensão. O interessante é que, nesse espaço, os estagiários dos cursos de Agronomia e Agronegócio podem pôr em prática suas pesquisas e fazer experimentos, além de ensinar as crianças e adolescentes do ProEduc-FAI a produzir alimentos orgânicos, que são levadas para o consumo de suas próprias famílias”, destacou o diretor geral da FAI, Prof. Dr. Wendel Cleber Soares.
Outros espaços, como a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e o Centro de Reabilitação e Reintegração Social (Creres), também recebem alunos estagiários para a produção de plantas fitoterápicas.

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais