Ensino

Jornada de lançamento de foguetes do CIC Júnior 2018 tem inscrições abertas

Inscrições podem ser feitas pelas equipes até o dia 30 de setembro. Foguetes

Por: Daniel Torres | UniFAI atualizado: 19 de setembro de 2018 | 11h14
Foguetes artesanais poderão utilizar como combustíveis o ar comprimido, água e a mistura de bicarbonato e vinagre (Arquivo/UniFAI). Foguetes artesanais poderão utilizar como combustíveis o ar comprimido, água e a mistura de bicarbonato e vinagre (Arquivo/UniFAI).

Estão abertas as inscrições para a 5ª Jornada de Lançamento de Foguetes a ser realizada durante os Congressos Científicos do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), marcados para os dias 22 a 26 de outubro. As inscrições podem ser feitas pelas equipes até o dia 30 de setembro exclusivamente pelo hotsite www.unifai.com.br/cic2018.
O evento tem o objetivo de fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins, além de promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão regional, alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais, envolvendo alunos do Ensino Fundamental e Médio
“É em atividades como essa, de lançamento de foguetes, que o aluno começa a discutir princípios que regem a astronáutica, como a questão do impulso, aerodinâmica, ou seja, tem toda a ciência da química, da física, da matemática, do design por trás dessa proposta. A partir do momento que os alunos se envolvem nessa atividade, estamos apoiando a formação extraclasse desses alunos e contribuindo com a Educação nacional a partir da formação de futuros pesquisadores”, explicou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UniFAI e presidente da comissão organizadora do CIC 2018, Prof. Dr. José Aparecido dos Santos.

Categorias

Como em anos anteriores, a Jornada de Lançamento de Foguetes da UniFAI é dividida em quatro categorias, sendo Nível I (participação individual de alunos do 1º ao 3º ano ou 1ª à 2ª série do Ensino Fundamental), Nível II (participação individual de alunos do 4º ao 5º ano ou 3ª à 4ª série do Ensino Fundamental), Nível III (até cinco participantes por equipe de alunos do 6º ao 9º ano ou 5ª à 8ª série do Ensino Fundamental) e Nível IV (até cinco participantes por equipe de alunos de qualquer série ou ano do Ensino Médio e/ou Técnico).
Os foguetes artesanais poderão utilizar como combustíveis o ar comprimido (Níveis I, II e III), a água (Nível III) e a mistura de bicarbonato e vinagre (Nível IV). Segundo o regulamento da prova, a quantidade de combustível (água, vinagre e bicarbonato) fica a critério de cada equipe que deverá informar a Comissão Organizadora com antecedência.
Os combustíveis utilizados serão fornecidos pela organização para que sejam mantidos os mesmos padrões de qualidade para todas as equipes participantes. Já a base de lançamento será de responsabilidade da equipe participante.

Premiação

O prêmio designado ao lançamento mais longo nos níveis I e II (individuais) será uma bicicleta e medalhas aos segundos e terceiros colocados.
Cada equipe dos níveis III e IV que realizarem os lançamentos mais distantes receberá uma bicicleta e todos os participantes receberão medalhas. Já, os segundos e terceiros lugares receberão medalhas. Os professores orientadores de todos os níveis ganharão medalhas.
Será oferecida uma bicicleta à equipe ou aluno individual que se destacar pela elaboração e distância de lançamento do equipamento.
“Essa Jornada de Lançamento de Foguetes vem ganhando uma proporção muito bonita, com o aumento do número de participantes ano após ano. Esperamos que, neste ano, essa Jornada tenha a mesma receptividade que tem tido nas edições anteriores”, concluiu José Aparecido.

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais