Ensino

FATEC: técnico visita Adamantina nesta quinta para avaliar prédio do antigo CEFAM

Prédio do antigo CEFAM será avaliado e Cardim encontra caminhos para garantir FATEC a Adamantina.

Por: Da Redação atualizado: 9 de maro de 2017 | 12h38
Instalações do antigo Cefam poderão abrigar FATEC de Adamantina (Foto: Siga Mais). Instalações do antigo Cefam poderão abrigar FATEC de Adamantina (Foto: Siga Mais).

Adamantina vai receber nesta quinta-feira (9) a visita de técnico do Centro Paula Souza, que na oportunidade deverá avaliar as condições do prédio do antigo CEFAM, no Jardim Brasil, para que o local possa receber a FATEC.
O prédio pertence à Secretaria Estadual de Educação e hoje abriga um espaço de formação de professores, da Diretoria Regional de Ensino de Adamantina, que seria deslocado para outro espaço.
A utilização do prédio do antigo CEFAM é a medida mais viável para  instalar a FATEC em Adamantina e coloca-la em funcionamento. A expectativa é que o primeiro vestibular ocorra em 2018.
A FATEC de Adamantina foi anunciada em 2011, na gestão do então prefeito Kiko Micheloni, pelo governador Geraldo Alckmin. Em 2012, por ser ano eleitoral, não foi possível fazer a doação da área ao lado do terminal rodoviário (destinada hoje à instalação de parques e circos), para a construção da FATEC. O novo prédio receberia investimento em torno de R$ 20 milhões.
Já em 2013, então prefeito Ivo Santos não validou a proposta inicial e tentou levar a FATEC para outras duas áreas, uma na zona rural, às margens da SP-294, que teria sido doada por um agropecuarista, sem sucesso. Depois uma nova tentativa frustrada de Ivo Santos, em levar a FATEC para o prolongamento da avenida Rio Branco, após o Jardim Adamantina, também sem sucesso.
Esse jogo, alimentado por diversos interesses e especulação, e sob o argumento de forçar a expansão urbana para essas regiões, travou a vinda da FATEC a Adamantina, que já era para estar em funcionamento e formando sua primeira turma, além de contar com instalações próprias, com dois prédios, de pavimento térreo e mais dois andares, ao lado do terminal rodoviário.
O atraso, por conta da conduta do então prefeito Ivo Santos atrasou o sonho dos adamantinenses em ter a FATEC em Adamantina e fez o município perder o investimento que poderia chegar a R$ 20 milhões com a obra, o que agora é uma hipótese descartada, diante da crise financeira vivida pelo governo estadual.
O caminho, para garantir a FATEC para a cidade, é abriga-la em um espaço que não exija investimentos. E nesse desafio, a saída encontrada pelo prefeito Márcio Cardim foi sinalizar a possibilidade de instalação da Faculdade no antigo CEFAM. Da parte da Secretaria Estadual da Educação, Cardim recebeu sinal positivo do Secretário Estadual da Educação, José Renato Nalini. Agora, a expectativa é pela aprovação das instalações, pelo Centro Paula Souza, para instalação e início da FATEC em Adamantina.

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais