Ensino

Enfermagem realiza Ciclo de Palestras em 22, 24 e 26 de maio

Evento é aberto a alunos e profissionais de saúde.

Por: Daniel Torres | Assessoria de Comunicação da UniFAI atualizado: 21 de maio de 2017 | 11h41
Ciclo de Palestras de enfermagem acontece dias dias 22, 24 e 26 de maio, no campus 2 da UniFAI (Imagem: Ilustração). Ciclo de Palestras de enfermagem acontece dias dias 22, 24 e 26 de maio, no campus 2 da UniFAI (Imagem: Ilustração).

O curso de Enfermagem do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) promove nos dias 22, 24 e 26 de maio, no Auditório Miguel Reale, no Câmpus II, o seu XXXI Ciclo de Palestras. O evento celebra o Dia do Enfermeiro, comemorado em 12 de maio, em razão de ser o dia em que nasceu a pioneira da enfermagem, a britânica Florence Nightingale, em 1820.
A programação prevê a realização de três palestras. Na segunda-feira, 22, o palestrante Prof. Dr. Mirto Nelso Prandini, docente da UniFAI, abordará o tema da “Hérnia de Disco Lombar”. Na quarta, 24, os participantes acompanharão a palestra sobre a “Atuação no processo de doação de órgãos e tecidos”, a ser ministrada pela enfermeira Debora Guilhermina Costa Gutierres. Por fim, a Prof.ª Dra. Nádia Antônia Aparecida Poletti falará na sexta, 26, acerca da “Atualização em curativos e coberturas de lesões cutâneas”.
O Ciclo de Palestras de Enfermagem da UniFAI é aberto aos alunos dos cursos de Saúde da Instituição e também a profissionais da área que atuem em Adamantina e região.
A enfermagem, que, além dos enfermeiros, engloba os técnicos e auxiliares, é a categoria com maior número de profissionais de saúde no Brasil, chegando a 1,6 milhão segundo pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), sendo a maioria deles trabalhando no setor público (55%).
“Esta semana vem de encontro a uma nova postura do Conselho Regional de Enfermagem [Coren] ‘A Enfermagem faz a diferença’, empenhada em sensibilizar a sociedade sobre a importância da categoria na prestação de uma assistência de qualidade. Entre essas ações estão a redução da jornada de trabalho que regulamenta as 30 horas, o combate à epidemia de violência no ambiente de trabalho e assegurar a remuneração e condições mais dignas de trabalho”, afirmou o Prof. Esp. Valdecir Pereira Guimarães, responsável técnico pelo curso de Enfermagem da UniFAI.

Os palestrantes

Médico graduado e com mestrado, doutorado e livre docência pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), onde é professor associado, o Prof. Dr. Mirto Nelso Prandini, palestrante da segunda-feira, 22, é há cinco anos chefe de Departamento de Neurologia daquela Instituição e atua também como docente do curso de Medicina da UniFAI.
A enfermeira Debora Guilhermina Costa Gutierres, que falará na quarta-feira, 24, é graduada pela Universidade de Marília (Unimar), especialista em Doação de Órgãos e Transplantes pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e responsável pela Organização de Procura de Órgãos (OPO), do Complexo da Faculdade de Medicina de Marília (Famema).
Já a Prof.ª Dra. Nádia Antônia Aparecida Poletti palestrante da sexta, 26, é, enfermeira com mestrado e doutorado pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP), e atua como docente do Departamento de Enfermagem Geral da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp).

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais