Ensino

Educação Física promove Semana Acadêmica até quinta-feira

Programação inclui palestras, minicursos e Jogos da Educação Física (JOEF).

Por: Priscila Caldeira | UniFAI atualizado: 10:03
Docentes do curso de Educação Física recebem palestrantes da noite de abertura (Foto: Priscila Caldeira). Docentes do curso de Educação Física recebem palestrantes da noite de abertura (Foto: Priscila Caldeira).

Desde a noite desta segunda-feira, 03, até o dia 06 de setembro, o curso de Educação Física do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), por meio das Pró-reitorias de Ensino e Extensão, promove a Semana Acadêmica. A programação inclui palestras, minicursos e Jogos da Educação Física (JOEF).
A abertura foi realizada no auditório Miguel Reale, no Câmpus II, e as demais atividades irão ocorrer no Câmpus III da UniFAI.
“Conseguimos agrupar no primeiro dia uma palestra que abordasse a questão da licenciatura e a outra que discutisse um tema bastante atual do bacharelado, que é o HIIT, treinamento intervalado de alta intensidade [High-intensity interval training]”, detalhou a coordenadora do curso, Profª. Dra. Gabriela Toloi Cardoso, que realizou a abertura oficial do evento.
Para a segunda noite de atividades serão ofertados minicursos, gratuitos aos alunos de Educação Física, ministrados por cinco ex-alunos que têm reconhecimento profissional.
“Eles vão dividir com nossos graduandos o conhecimento que adquiriram durante sua trajetória dentro e fora da graduação. Terão cursos com assuntos que irão abordar corrida de rua, nutrição esportiva, pilates, musculação e HIIT, e dança”, conta.
Sobre a participação de outros profissionais da Educação Física nos minicursos, a professora explica que a eles foi cobrada uma taxa: “Foram reservadas vagas para outros profissionais e pessoas de fora da UniFAI. Eles serão muito bem-vindos em nosso evento também”.

Noite de abertura

O primeiro palestrante da noite de abertura do evento, Prof. Dr. Willer Maffei, da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Câmpus de Bauru, ministrou sobre os desafios e os caminhos da educação física escolar.
O docente trabalhou uma perspectiva histórica com propostas para o futuro e os desafios, de acordo com uma pesquisa realizada com 138 professores que cursam Mestrado Profissional em Educação Física e que atuam na rede pública de ensino. “Esses professores trazem as dificuldades do trabalho nas escolas em 11 estados do Brasil”, aponta o palestrante.
Pela primeira vez na UniFAI, Maffei ressalta a infraestrutura da UniFAI: “Não tinha conhecimento sobre a grandeza dessa instituição. É muito estruturada com um longo caminho já trilhado, mas com muita expectativa para o futuro”.
A segunda palestra foi do mestre em fisioterapia pela UNESP e doutorando em Ciências da Motricidade, José Gerosa Neto, a respeito das possibilidades de aplicação do treinamento intermitente de alta intensidade.
“Trabalho com esse treinamento já há algum tempo na pós-graduação e tem uma abordagem bem interessante para doenças. A ideia é desmistificar um pouco o que a mídia tem mostrado de forma geral. É muito importante para nós profissionais usar o HIIT para a saúde”, afirma Neto.
Nos dias 5 e 6 será realizado o JOEF com quatro modalidades esportivas, organizado pelos alunos do último ano de licenciatura.
Mais detalhes da programação do evento estão disponíveis em: www.unifai.com.br.

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais