Ensino

Dirigentes da UniFAI participam de curso presencial sobre o Enade

Curso orientou sobre os instrumentos de avaliação no padrão Enade.

Por: Daniel Torres | UniFAI
Vice-reitor da UniFAI, Prof. Dr. Fábio Alexandre Guimarães Botteon e o pró-reitor de ensino, Prof. Dr. Andrey Borges Teixeira, com o conferencista Alexandre Nicolini, doutor em Administração pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Da Assessoria). Vice-reitor da UniFAI, Prof. Dr. Fábio Alexandre Guimarães Botteon e o pró-reitor de ensino, Prof. Dr. Andrey Borges Teixeira, com o conferencista Alexandre Nicolini, doutor em Administração pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Da Assessoria).

O vice-reitor do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), Prof. Dr. Fábio Alexandre Guimarães Botteon, e o pró-reitor de Ensino, Prof. Dr. Andrey Borges Teixeira, participaram no último dia 22 de novembro de mais um curso presencial da Universidade Corporativa Semesp, desta vez sobre “Como interpretar os resultados do Enade [Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes] – Relatório de curso e relatório síntese de área”.
O evento, realizado na sede do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), reuniu 25 profissionais de instituições de ensino superior de São Paulo, Brasília (DF), Campinas, Curitiba (PR), Franca, Bertioga, Juazeiro do Norte (CE) e outras cidades.
“A grande importância de participar de um encontro desse gênero vem de acordo com as preocupações do alinhamento que a UniFAI deve realizar frente à inserção dos acadêmicos dos cursos de saúde junto aos serviços de saúde do município”, salientou Botteon.
O curso foi ministrado por Alexandre Nicolini, doutor em Administração pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (EA/UFBA) que, no evento, explicou que “hoje há falta de massa crítica das Instituições de Ensino Superior para entender o Enade, seus impactos estratégicos e as lacunas de aprendizagem. Muitas vezes os coordenadores de curso e professores não sabem o que fazer com tantos dados e nem percebem onde não está dando certo”.
De acordo com o explanado no curso, o caminho para se entender o Enade é capacitar primeiramente os coordenadores de curso para entender o diagnóstico dos resultados do Exame, em seguida capacitar os professores que lidam com os alunos para entender as competências e a base do Enade, para que possam desenvolver melhores provas. E, por fim, preparar os professores para lidar com os estudantes e mostrar que a prova não é impositiva, mas um momento importante de aprendizagem para os alunos.
Para Nicolini, “provas bem construídas melhoram a aprendizagem dos alunos e a capacidade de avaliação de professores e coordenadores de curso. Por isso, o Enade é um importante instrumento de política pública”.
Durante o curso, os participantes puderam acompanhar uma análise dos relatórios de curso e relatório-síntese, além de diferenciar o peso de questões objetivas e discursivas, bem como de conteúdos específicos e de formação geral.
“A função da Instituição não é mais simplesmente transmitir o conhecimento, ela tem que, realmente, verificar se o aluno está adquirindo, por meio do conhecimento, a competência, habilidade e atitude. Nisso resume-se a busca da qualidade do ensino”, sintetizou o pró-reitor de Ensino da UniFAI Prof. Dr. Andrey Teixeira.

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais