Ensino

Diário do Oeste: TCE aponta erros em projeto, UniFAI reconhece falhas e paralisa obras do Bloco V

TCE identificou erro em projeto. UniFAI reconhece falhas, paralisa obras e vai abrir nova licitação.

Por: Da Redação | Com informações do Jornal Diário do Oeste atualizado: 4 de julho de 2018 | 11h10
Reitor prof. dr. Paulo Sergio da Silva, o diretor da divisão administrativa Fabrício Lopes e o diretor da divisão financeira Ricardo Sampaio afirmaram que a UniFAI admite o erro no projeto e já trabalha para corrigir o problema e dar andamento às obras (Foto: Luan Nóbrega/Diário do Oeste). Reitor prof. dr. Paulo Sergio da Silva, o diretor da divisão administrativa Fabrício Lopes e o diretor da divisão financeira Ricardo Sampaio afirmaram que a UniFAI admite o erro no projeto e já trabalha para corrigir o problema e dar andamento às obras (Foto: Luan Nóbrega/Diário do Oeste).

O Diário do Oeste em sua edição desta terça-feira (3) revelou uma informação preocupante. Após o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP) identificar falhas no projeto de engenharia das obras do Bloco V, realizadas pelo Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), no campus, 2, a instituição municipal admitiu o erro, paralisou as obras, rescindiu o contrato com a construtora e deve abrir uma nova licitação, tão logo faça as adequações ao projeto inicial.
A obra foi licitada em julho do ano passado, quando no dia 25 daquele mês foi conhecida a empresa vencedora, dentro da Concorrência Pública Nº 01/2017. Assim, a Mundial Engenharia Santa Fé Ltda – EPP foi contratara pela UniFAI para a realização das obras, ao valor de R$ 3.526.457,53, com previsão de conclusão da obra em janeiro de 2019.
Segundo a reportagem do Diário do Oeste, as obras de construção do Bloco V foram iniciadas em 12 de janeiro e foram paralisadas cinco meses depois, após o TCE/SP identificar falhas importantes no projeto, cuja adequação exigira a complementação financeira em valores que ultrapassariam os 25% do total da obra, em aditivos, o que não é permitido pela Lei de Licitações.
Para regularizar o projeto e dar continuidade às obras, o caminho é a readequação do projeto de engenharia e abertura de nova licitação, para retomada das obras, o que deve exigir, ainda, cerca de 90 dias, entre a redefinição do projeto, abertura dos novos editais e a contratação da nova construtora. Já quando à entrega das obras, não há qualquer previsão.

UnIFAI reconhece falhas no próprio projeto

O projeto de engenharia do Bloco V foi desenvolvido por um grupo de alunos com o acompanhamento de dois professores do curso de engenharia da UniFAI, e a própria instituição reconheceu o erro, após o apontamento do TCE/SP.
Segundo a reportagem do Diário do Oeste, o reitor prof. dr. Paulo Sergio da Silva, o diretor da divisão administrativa Fabrício Lopes e o diretor da divisão financeira Ricardo Sampaio afirmaram que a UniFAI admite o erro no projeto e já trabalha para corrigir o problema e dar andamento às obras. “Após notificação do Tribunal de Contas, a reitoria da instituição analisou os apontamentos onde identificou o erro no projeto que foi elaborado pela própria UniFAI através de uma equipe de alunos do curso de engenharia civil, coordenada pelos docentes prof. dr. Bruno do Vale Silva e prof. esp. Roberto Ito”, explicou o reitor. O projeto está sendo adequado, sob a coordenação do prof. me. Renan Serraglio Quaglio, e a previsão é que as obras sejam reiniciadas em 90 dias, período necessário para a realização de uma nova licitação”, continua.

Reitor diz que não haverá prejuízos materiais e aos alunos

Em sua declaração ao Diário do Oeste, o reitor da UniFAI disse que a paralisação das obras do Bloco V não trará prejuízos materiais e aos estudantes, sobretudo aos alunos do curso de medicina. “É importante ressaltar que a paralisação das obras não vai trazer nenhum prejuízo para os cursos da UniFAI, principalmente ao curso de medicina, que deve passar por reconhecimento nos próximos meses”, garantiu.
Em relação a prejuízos materiais, o reitor citou ao Diário do Oeste que a obra paralisada está na fase de fundações. “Paralisamos as obras somente com os baldrames instalados. Não teremos prejuízos com materiais de construção, pois não haverá deterioração da estrutura e a empresa que vencer a licitação poderá dar prosseguimento às obras a partir desta etapa”, concluiu.

UniFAI tinha comissão designada para acompanhar as obras

Por meio da Portaria Nº 006/2018, a reitoria da UniFAI nomeou uma comissão de fiscalização para acompanhar as obras, composta pelos servidores Claudinei Pelae Jorge, Bruno do Vale Silva e Roberto Ito. A comissão era presidida pelo primeiro, com a tarefa de auxiliar a Divisão Administrativa na fiscalização, acompanhamento, controle e avaliação.

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais