Ensino

DCE da UniFAI convoca eleição para nova diretoria

Atual diretoria encurtou mandato, inicialmente de dois anos, em razão da formatura de alguns membros

Por: Daniel Torres | UniFAI
DCE da UniFAI convoca eleição para nova diretoria

Aproximadamente um ano após sua fundação, o Diretório Central de Estudantes (DCE) do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) convoca eleições para a composição de uma nova diretoria, com início de mandato previsto para o dia 5 de outubro.
A atual diretoria, que tem o estudante do 4º termo de Medicina Leonardo Ayres Neiva como presidente, decidiu encurtar o mandato, inicialmente de dois anos, em razão da formatura de alguns de seus membros. "Há muitos integrantes, entre diretores e assessores, que vão se formar neste semestre e, posteriormente, também no semestre que vem e, por isso, a nossa equipe começou a ficar menor. Por esse motivo, decidimos renunciar todos juntos. Nós entramos juntos e vamos sair juntos", justificou Leonardo Neiva.
Os universitários interessados em lançar candidatura para a composição de chapas devem entrar em contato com o DCE pelo e-mail dce@fai.com.br. O prazo de inscrição de candidaturas se encerra nesta segunda-feira, 18. A eleição está marcada para o dia 2 de outubro e a posse da chapa eleita será em 5 de outubro. "Quem estiver interessado deve enviar um e-mail ao DCE solicitando mais informações, além do Estatuto [do Diretório] e do formulário de candidatura. Atualmente são nove cargos [no DCE] e cada cargo tem seu assessor. É uma equipe grande porque, afinal, são muitos cursos e alunos", orientou o presidente do DCE.
É importante lembrar que qualquer aluno devidamente matriculado em um curso de Graduação da UniFAI pode se candidatar a um cargo da diretoria do DCE e tem direito a votar e ser votado.
"Se você quer montar uma equipe boa, fazer um bom trabalho, procure pessoas motivadas, que estejam engajadas em desenvolver esse trabalho. Eu não tenho dúvidas que, com pessoas motivadas, o trabalho vai dar certo", concluiu Leonardo.

O DCE

O Diretório Central de Estudantes (DCE) é uma entidade estudantil que representa todos os discentes de uma Instituição de Ensino Superior (IES) e tem por objetivo representar os direitos desses estudantes.
Além disso, por meio do DCE, os universitários da UniFAI podem se relacionar com a União Estadual dos Estudantes (UEE-SP) e com a União Nacional dos Estudantes (UNE) que, além de lutar pelos direitos dos acadêmicos, também levanta bandeiras como as da educação, da política, da cultura, da juventude, da diversidade, dos movimentos sociais, do meio ambiente e das questões urbanas.
Historicamente, o movimento estudantil se organiza em entidades representativas como Diretórios Acadêmicos (DAs, que representam alunos de um determinado curso específico), Centros Acadêmicos (CAs, que representam alunos de cursos de uma determinada área de atuação), Diretórios Centrais (DCEs, que representam alunos de uma determinada instituição), além das uniões estaduais de estudantes e executivas nacionais de cursos.
"O DCE não tem mensalidade até porque os diretores não são remunerados. O que os membros do Diretório conseguem são horas complementares. Para fazer parte do DCE o aluno precisa estar disposto a ajudar os outros alunos. Esse é o foco", finalizou Leonardo Neiva.

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais