Ensino

Curso de Engenharia da UniFAI finaliza projeto do novo refeitório e cozinha do Lar dos Velhos

Próxima etapa é a busca de recursos financeiros para execução da obra.

Por: Da Redação atualizado: 14 de maio de 2018 | 16h06
Estudantes e professores do Curso de Engenharia, com representantes do Lar dos Velhos, vereador e assessor parlamentar (Foto: Cedida). Estudantes e professores do Curso de Engenharia, com representantes do Lar dos Velhos, vereador e assessor parlamentar (Foto: Cedida).

O Curso de Engenharia do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) apresentou nesta sexta-feira (11) aos dirigentes do Lar dos Velhos o projeto de engenharia do novo refeitório e cozinha da instituição. A instituição atende cerca de 60 idosos.
O novo espaço foi pensado em garantir funcionalidade à utilização da cozinha e refeitórios, com uma estrutura total de 300 metros quadrados, aproveitando as fundações já instaladas, no espaço que abrigaria uma capela.
A atuação do Curso de Engenharia Civil se deu dentro das atividades de extensão comunitária da UniFAI, a partir de solicitação formulada pelo vereador Acácio Rocha (DEM), por meio de Requerimento via Câmara Municipal, dirigido ao reitor Prof. Dr. Paulo Sergio da Silva, no começo de fevereiro.
Rapidamente, o reitor acolheu a iniciativa e encaminhou a solicitação para atendimento, o que se deu em 16 de fevereiro, em uma reunião que contou com a presença do Prof. Dr. Bruno do Vale Silva, coordenador do Curso de Engenharia, Prof. Mestre Renam Serraglio Quaglio, um grupo de alunos que atuaram diretamente no projeto e um representante do Lar dos Velhos (reveja).
A partir daí os estudantes e professores do Curso de Engenharia se reuniram com a diretoria do Lar dos Velhos, ouviram funcionários que trabalham na cozinha e conseguiram mensurar as necessidades do espaço, atentando-se às normas de acessibilidade, sanitárias e de prevenção e combate a incêndios.
O resultado final apresentado é um projeto funcional, com a estrutura mensurada para a melhor organização dos serviços – sobretudo na cozinha – e a melhor utilização do espaço do refeitório. Além dos ambientes de refeitório e cozinha, o projeto prevê despensas, câmaras frias de refrigeração e congelamento, área administrativa para nutricionista, lavabos e sanitários, todos mensurados no orçamento final: cerca de R$ 500 mil.
O próximo passo, agora, é buscar recursos financeiros para a execução da obra, o quer exigirá ampla mobilização junto a parlamentares nas esferas federal e/ou estadual, o que será buscado inicialmente pelo vereador Acácio Rocha.
A apresentação da versão final do projeto, no Lar dos Velhos, teve a presença dos professores e alunos envolvidos da atividade, representantes do Lar dos Velhos, vereador Acácio Rocha e o assessor parlamentar Jairo Gonçalves do Nascimento, representando o deputado estadual Reinaldo Alguz.

Equipe

Participaram diretamente da elaboração do projeto o Prof. Dr. Bruno do Vale Silva, Prof. Mestre Renam Serraglio Quaglio e os alunos Ana Gabriela, Arthur Morales Cornacini, Bárbara Martinosso, Carol Narcizo, Estela Cardoso, Franciele Lott, Henrique Pina Cardim, Hugo Henrique de Paula Bússola, Kainã de Oliveira Barboza e Maísa Massarotte. A execução do trabalho permitiu associar conteúdos teóricos e práticos ao aprendizado dos estudantes, vivenciando situação real, dentro da área profissional que futuramente irão atuar. 

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais