Ensino

Curso de Direito recebe palestra sobre mediação, conciliação e funcionamento do Cejusc

Evento contou com a participação da juíza da 3ª Vara da Comarca de Adamantina.

Por: Daniel Torres | Colaborou: Prof.ª Dra. Fernanda Stefani Butarelo atualizado: 16:25
Professora Fernanda Stefani Butarelo e a juíza da 3ª Vara da Comarca de Adamantina, Ruth Duarte Menegatti (Foto: UniFAI). Professora Fernanda Stefani Butarelo e a juíza da 3ª Vara da Comarca de Adamantina, Ruth Duarte Menegatti (Foto: UniFAI).

Os alunos dos 7º e 9º termos do curso de Direito do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) contaram, na última quarta-feira, 3, com a palestra sobre Conciliação e Mediação proferida pela juíza da 3ª Vara da Comarca de Adamantina, Ruth Duarte Menegatti.
A palestra foi uma iniciativa do programa FAI-Cidadã, Núcleo de Cidadania e Ação Social da UniFAI, supervisionado pela Prof.ª Dra. Fernanda Stefani Butarelo, com o apoio da coordenadora do curso de Direito, Prof.ª Ma. Mariângela Conceição Vicente Bergamini de Castro.
A magistrada, resgatando os conceitos e os princípios relacionados com Conciliação e Mediação, explicou para os alunos a importância dessa nova visão de solução de conflitos, lembrando que as partes envolvidas em um conflito ficam muito mais satisfeitas quando participam da solução. Na ocasião, a doutora Ruth registrou que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) incentiva as práticas da conciliação e mediação como formas pacíficas, rápidas e eficazes de solução de conflitos.
A UniFAI mantém convênio com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), permitindo que os alunos dos 7º e 9º termos do curso de Direito participem das audiências do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).
A palestra também tratou da importância do Cejusc como órgão do Poder Judiciário que oferece conciliação e mediação na solução dos conflitos. O Cejusc foi implantado em Adamantina em 2015 e conta com o apoio da UniFAI e efetiva participação dos alunos nas audiências realizadas.
“Trata-se de uma importante oportunidade para os alunos vivenciarem as práticas de conciliação e mediação, métodos de solução de conflitos que vêm se intensificando no Brasil porque as soluções são encontradas pelas próprias partes, são mais rápidas e eficazes. Agradecemos a todos os representantes do Poder Judiciário local pela parceria e registramos a importância da palestra ministrada pela doutora Ruth Duarte Menegatti, pois através do seu vasto conhecimento sobre o assunto certamente contribuiu para a formação dos alunos nessa área”, disse Fernanda Butarelo, ao destacar que a parceria entre a UniFAI e o Cejusc é um instrumento importante para a formação dos alunos do curso de Direito.
A palestra ministrada pela juíza da 3ª Vara também teve como objetivo preparar os alunos para a participação nas audiências do Cejusc, com o fim de que haja plena compreensão dos atos praticados nas audiências e melhor aproveitamento acadêmico por parte dos discentes.

Fotos

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais