Ensino

Aula inaugural de mestrado aborda a pastoralidade do direito canônico

Mestrado é para quem pretende exercer ou já exerce atividades nas Câmaras e Tribunais Eclesiásticos.

Por: Tiago Barbosa | Pascom
Mestrado é para quem pretende exercer ou já exerce atividades nas Câmaras e Tribunais Eclesiásticos (Imagem: Divulgação). Mestrado é para quem pretende exercer ou já exerce atividades nas Câmaras e Tribunais Eclesiásticos (Imagem: Divulgação).

A Faculdade João Paulo II (Fajopa), de Marília, por meio de seu recém-criado Instituto Dom José Benedito Simão, recebeu na manhã da segunda-feira, dia 20, o Cônego Martin Segú Girona, decano da Faculdade São Paulo Apóstolo, da Arquidiocese paulista, para a aula inaugural do Programa de Mestrado em Direito Canônico.
Com o auditório lotado, o evento contou com a presença dos alunos iniciantes, de discentes da graduação presencial em teologia, de professores da instituição de ensino superior e de dois prelados, o bispo diocesano de Bauru (SP), Dom Caetano Ferrari, e de Dom Francisco Carlos da Silva, bispo diocesano de Lins (SP).
A palestra teve como tema “A pastoralidade do Direito Canônico”. O conteúdo apresentado pelo canonista permeou as disciplinas contempladas na grade curricular do Mestrado estrito sensu do Instituto de Direito Canônico.
“A relevância do programa de mestrado da Fajopa se dá em especial pelo ensinamento do Papa Francisco que nos pede para nos aproximarmos do Direito Canônico num aspecto pastoral. Queremos formar pastores para que aplicabilidade do Código seja, de fato, vivenciada. Por isso, a aula inaugural foi escolhida para marcar a linha que queremos ensinar em nosso instituto”, disse o diretor do Programa de Mestrado, Prof. Dr. Pe. Carlos Roberto Santana da Silva, que também é vice-decano da Faculdade de Direito Canônico da capital do Estado e vigário judicial do Tribunal Interdiocesano de Botucatu (SP).

Mestrado

Com duração de três anos e um quadro de docentes composto por mestres e doutores da FAJOPA, da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo, da capital paulista, e convidados de outras instituições, o Programa de Mestrado eclesiástico é destinado a quem pretende exercer ou já atua em atividades das Câmaras e Tribunais Eclesiásticos.

Homenagem

O Instituto de Mestrado da Fajopa recebe o nome do 5º bispo diocesano de Assis (SP), Dom José Benedito Simão, que sofreu um mal súbito em novembro de 2015, em Marília, durante uma das reuniões que consolidariam o programa de Pós-graduação estrito sensu em Direito Canônico. O prelado faleceu em 27 de novembro do mesmo ano, dias após do ocorrido.

Fotos

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais