Ensino

Alunos do subprojeto de pedagogia do Pibid visitam apiário e laboratório de microscopia

Atividade integra o projeto “Abelhas: Uma Experiência Didática”

Por: Prof.ª Ma. Siomara Ladeia Marinho | Revisado por Daniel Torres
Os alunos do Subprojeto de Pedagogia do Pibid visitaram o apiário e Laboratório de Microscopia da UniFAI; atividade integra o projeto ?Abelhas: Uma Experiência Didática?, desenvolvido em escolas municipais e do Estado (Foto: Acervo Pessoal). Os alunos do Subprojeto de Pedagogia do Pibid visitaram o apiário e Laboratório de Microscopia da UniFAI; atividade integra o projeto ?Abelhas: Uma Experiência Didática?, desenvolvido em escolas municipais e do Estado (Foto: Acervo Pessoal).

No último dia 12, as supervisoras de área do Subprojeto de Pedagogia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) realizaram uma visita nas dependências do Câmpus II para conhecer o apiário e o Laboratório de Microscopia, organizada pela coordenadora de área Prof.ª Ma. Siomara Ladeia Marinho.
Durante a visita, os alunos puderam fazer o reconhecimento dos aspectos anatômicos e fisiológicos das abelhas, conheceram diferentes tipos de insetos dessa espécie, tal como as particularidades de cada uma.
O objetivo da visita foi dar aos alunos uma noção do funcionamento dos laboratórios que fazem parte da rotina de vários cursos de uma Instituição de Ensino Superior e, especificamente, expor no Laboratório de Microscopia o conteúdo que estava sendo ministrado.
O Subprojeto de Pedagogia do Pibid da UniFAI desenvolve o projeto “Abelhas: Uma Experiência Didática” nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Navarro de Andrade, Prof. Eurico de Morais, Prof.ª Teruyo Kikuta e Escola Estadual Prof. Durvalino Grion sob a coordenação de área da Prof.ª Ma. Siomara Marinho, que iniciou o trabalho no ano passado e prosseguiu com pesquisas relacionadas aos conhecimentos dos alunos sobre o assunto, além de estudo de fontes, principalmente videodocumentários, estudos de textos, entrevistas e troca de informações entre os alunos, supervisoras e bolsistas.
O ponto alto do projeto foi a realização de um intercâmbio cultural, no qual alunos visitaram o apiário da UniFAI. “Conhecer os sistemas de criação e os sistemas de reprodução natural e artificial foi fantástico”, conclui o aluno Kaique.
O coordenador do Núcleo de Prática de Pesquisa e Extensão (NPP) da UniFAI, Prof. Dr. José Aparecido dos Santos, que também é professor de Geografia, contribuiu, permitindo que os alunos sanassem suas dúvidas sobre as mais variadas questões. “Dessa forma, foi possível romper com mitos e paradigmas existentes em relação aos cuidados com as abelhas”, comentou a supervisora Prof.ª Renata.
O projeto continua em andamento, supervisionado pelas docentes Maria Cristina Rombaldi (5º ano) da EMEF Prof.ª Teruyo Kikuta, Ana Paula Tarifa (3º ano) da EMEF Navarro de Andrade, Renata Zanata (2º ano) da EMEF Prof. Eurico Leite de Morais, Claudia A. da Silva (6º ano) da Escola Estadual Prof. Durvalino Grion.
“A inserção de projetos educacionais no interior das escolas públicas dinamiza o ambiente de ensino-aprendizagem e torna possível uma maior interação do futuro pedagogo com a realidade da Educação Básica, provocando reflexões de como a instituição os prepara, em um verdadeiro intercâmbio de conhecimentos”, disse a coordenadora do projeto ao enfatizar a importância do Pibid junto aos alunos bolsistas.
“Para nós, discentes do curso de Pedagogia, o Pibid se concretizou como uma das mais importantes experiências no processo de aprendizagem. Tivemos a oportunidade ideal para repensar sobre as práticas da escola e refletir em relação ao quanto essas atividades podem se tornar importantes para nós bolsistas”, salientou Aline.
“Gostaríamos de agradecer aos alunos estagiários Daniel Augusto da Silva Fabris, Rodrigo Ruiz Pereira e Suelen Pasquim Siqueira por tornarem acessível esse contato com as ‘abelhas’. Agradecemos imensamente à UniFAI”, concluiu Siomara Marinho.

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais