Ensino

Alunos de fisioterapia e educação física da UniFAI recebem treinamento para Projeto Equoterápico

Projeto de extensão que visa atender pessoas com deficiências físicas, mentais e múltiplas.

Por: Jesana Lima | Colaborou: Prof. Me. Matheus Parra atualizado: 11 de maio de 2018 | 21h15
Treinamento foi realizado no Centro de Equoterapia da Apae de Adamantina, onde acontecerão as atividades de reabilitação (Foto: Cedida). Treinamento foi realizado no Centro de Equoterapia da Apae de Adamantina, onde acontecerão as atividades de reabilitação (Foto: Cedida).

Na manhã de sábado, 05, alunos dos cursos de Fisioterapia e Educação Física do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), participaram de aula teórica e prática sobre “O Método Equoterápico” no Centro de Equoterapia da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), de Adamantina/SP.
A aula faz parte do projeto de extensão universitária “Equoterapia” com apoio da Pró-Reitoria de Extensão, desenvolvido pelo fisioterapeuta, Prof. Me. Matheus Campos Garcia Parra, coordenador de extensão na área de biológicas.
Segundo Parra, o projeto visa atender pessoas com deficiências físicas, mentais e múltiplas, utilizando animais como cavalo, boi, porco, coelho e cachorro, para auxiliar na reabilitação do paciente.
“O objetivo é devolver, reestabelecer e evoluir o quadro clínico de cada praticante, devolvendo o máximo de independência e melhorando a qualidade de vida”, explicou Parra.
Um projeto que cumpre o papel de uma Instituição de Ensino Superior (IES), agindo no tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. A priori o projeto atenderá duas entidades, sendo elas a APAE e a Clínica PAI nosso Lar. Os primeiros atendimentos devem acontecer na próxima semana.
“Agradeço ao pró-reitor de extensão Prof. Dr. Delcio Cardim e ao reitor Prof. Dr. Paulo Sergio da Silva que apoiaram e aprovaram o projeto, beneficiando os alunos da UniFAI no quesito conhecimento e aprendizado, bem como, a comunidade de Adamantina e Região. Também agradecer os pró-reitores de Ensino e Pesquisa, Prof. Dr. Andrey Borges Teixeira e Márcia Zilioli Bellini, respectivamente e por fim, o presidente da APAE, Diniz Parussulo Martins e a consultora técnica da Clínica PAI Nosso Lar, Dra. Ruth Duarte Menegatti, por acreditarem no projeto e abrindo as portas das entidades e nos dando liberdade para trabalhar”, finalizou o Parra.

Entenda a Equoterapia

É um método terapêutico e educacional que utiliza animais como agentes terapêuticos, por meio da Terapia Assistida por Animais (TAA), dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.
A prática de equoterapia é realizada ao ar livre e utiliza o meio ambiente como agente promotor, facilitando a reconquista do equilíbrio e coordenação motora, adequando o tônus muscular (hipertonia e hipotonia), contribuindo para o ganho de força muscular, estimulando os ajustes tônicos melhorando a postura, aprimorando a propriocepção e proporcionando estimulações vestibulares e sensitivas, desenvolvendo esquema corporal e lateralidade, empregando a autoconfiança, limites, regras e desenvolvendo novas formas de socialização e inserção social.
A Equoterapia é indicada para pessoas com paralisia cerebral; atraso no desenvolvimento neuropsicomotor; síndrome de down, willians, aspen e west; mal de Parkinson; senilidade; traumatismo crânio-encefálico; lesão medular; disfunção na integração sensorial; Mielomeningocele; dificuldades de aprendizagem e linguagem; TDAH (transtorno déficit de atenção e hiperatividade); traumas; deficiência visual e auditiva; autismo; esquizofrenia e demais transtornos mentais; depressão; stress; insônia e muito mais.

Do Projeto

A princípio os atendimentos serão oferecidos duas vezes por semana, atendendo alunos da APAE e pacientes da Clínica PAI Nosso Lar, o qual serão selecionados pela equipe técnica das entidades, para que se beneficie gratuitamente deste método terapêutico. 
Posteriormente no Lar dos Velhos e Associação Síndrome de Down. Assim que o projeto estiver melhor estruturado, o intuito é ampliar os atendimentos para outras entidades interessadas, dando prioridade para famílias que não apresentam poder aquisitivo para custear com os gastos do tratamento.
Além dos cursos de Fisioterapia e Educação Física, os cursos de Psicologia, Medicina, Nutrição, Agronomia, Farmácia, Pedagogia, Serviço Social e Publicidade e Propaganda, também serão integrados no projeto ao longo do tempo, inclusive o curso Medicina Veterinária, visando o cuidado com animal e intervenções médicas.
O local dos atendimentos será na chácara da APAE de Adamantina, localizada na área industrial, Estrada Lambari.

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais