Ensino

Alunos de Farmácia orientam sobre o uso racional de medicamentos

Programação acontece nesta semana em vários pontos da cidade

Por: Daniel Torres | Assessoria de Comunicação da UniFAI atualizado: 11 de maio de 2017 | 10h24
Curso de Farmácia vai às ruas orientar comunidade sobre uso racional de medicamentos (Foto: Cedida/UniFAI). Curso de Farmácia vai às ruas orientar comunidade sobre uso racional de medicamentos (Foto: Cedida/UniFAI).

O curso de Farmácia do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) realiza nesta semana uma campanha sobre o “Uso Racional de Medicamentos”. A programação se estende de 8 a 12 de maio.
As atividades tiveram início nesta segunda-feira, 8, às 8 horas, na unidade da Estratégia de Saúde da Família (ESF) da rua Nove de Julho, próximo ao Câmpus I da UniFAI.
A campanha consiste na abordagem da população para a entrega de um folder contendo informações sobre o uso correto dos medicamentos, sua armazenagem e descarte adequados, além de orientações e retirada de dúvidas.
“Nosso objetivo é alertar a população quanto ao uso correto dos medicamentos e o perigo de se automedicar, pois é muito comum a ocorrência de reações adversas devido ao uso incorreto de remédios, que pode ser fatal. Além disso, pessoas que se automedicam, muitas vezes o fazem sem conhecimento de que um medicamento pode reagir com outro e, com isso, causar danos sérios à saúde”, explicou a coordenadora do curso de Farmácia da UniFAI, Prof.ª Dra. Dalva Pazzini Grion.
Nesta terça-feira, 9, os alunos desenvolveramm a campanha na ESF da Vila Jardim, a partir das 8 horas. Na quarta, 10, a programação realizou abordagem à população na ESF do Jardim Adamantina, também às 8h, e na região central da cidade e no estacionamento do Supermercado Sete às 14h; na quinta-feira, 11, na ESF Dorigo, às 8h, e no Centro da cidade, às 14h; e na sexta-feira, 12, no Centro de Saúde de Adamantina (na avenida Rio Branco), às 8 horas.
Outra preocupação é orientar a população a como proceder corretamente o descarte de medicamentos vencidos e aqueles que não utilizam mais. “Nunca se deve jogá-los no lixo comum ou na descarga, mas a pessoa deve procurar as farmácias ou postos de saúde para descartá-los adequadamente. Orientamos, ainda, como armazenar os medicamentos em casa, sempre em armários fechados, protegidos de luz, calor e umidade”, orientou Dalva.
As atividades são desenvolvidas por cerca de 50 estudantes dos 7º e 9º termos do curso, que têm a oportunidade de pôr em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Isso é de extrema importância para o crescimento e amadurecimento profissional e pessoal desses alunos e mostram, assim, a importância da profissão farmacêutica para a proteção da saúde da população”, concluiu.

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais