Ensino

Alunos de Direito da UniFAI participarão da XII Semana Nacional da Conciliação

Serão realizadas 82 audiências entre 27 de novembro a de dezembro de 2017

Por: Assessoria de Imprensa | Colaborou: Lucas Bonora atualizado: 21:06
Mobilização busca solucionar conflitos de forma rápida e pacífica por meio da conciliação (Imagem: Divulgação). Mobilização busca solucionar conflitos de forma rápida e pacífica por meio da conciliação (Imagem: Divulgação).

A XII Semana Nacional de Conciliação, promovida anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), desde 2006, se realizará entre 27 de novembro a 1º de dezembro de 2017, em todo País.
O objetivo é solucionar conflitos de forma rápida e pacífica por meio da conciliação, abrangendo tanto demandas processuais, quando o caso já está em litígio perante a Justiça, como também, demandas pré-processuais, que ocorrem antes do processo ser instaurado, quando o próprio interessado busca a solução do conflito por intermédio dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC).
No município de Adamantina as conciliações serão realizadas no CEJUSC. São 82 audiências de conciliações, dentre reclamações pré-processuais e processos já instaurados e em trâmite na Comarca.
Os alunos do 8º e 10º termo do curso de Direito do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), participarão como ouvintes de todas as audiências, com exceção das demandas que correm sob segredo de justiça. A participação dos alunos é contada como estágio de prática jurídica, disciplina obrigatória na grade curricular dos discentes.
“Esse convênio firmado entre a UniFAI e o Poder Judiciário para a implantação do CEJUSC no nosso município foi de extrema importância, tanto para a UniFAI como para o município de uma forma geral. Isso porque, o Centro Judiciário possibilita que os alunos do curso de Direito realizem seus estágios obrigatórios, oportunidade em que colocam todo o conhecimento teórico em prática. Além de propiciar toda essa experiência aos alunos, a UniFAI faz, dessa forma, uma retribuição à comunidade adamantinense como uma autarquia que é, corroborando, assim, para a prestação de mais um serviço de excelência a população” destacou o magnífico reitor, Prof. Dr. Paulo Sérgio da Silva.
Segundo a coordenadora do curso de Direito da UniFAI, Prof. Me. Mariângela Conceição Vicente Bergamini de Castro, o estágio realizado pelos alunos no Centro Judiciário: “É de grande valia, pois nossos alunos vivência a prática proporcionada pelo CEJUSC. Por meio das triagens e audiências realizadas no Órgão, os alunos têm a oportunidade de vivenciar na prática todo o conteúdo oportunizado em sala de aula”.
A parceria firmada com o CEJUSC é uma atividade ligada à Pró-Reitoria de Extensão do Centro Universitário de Adamantina, de competência da Prof.ª Dra. Jaqueline Haddad Machado, na área de humanas, Coordenada pela Prof.ª Dra. Fernanda Stefani Butarelo.

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais