Política

Urna eletrônica de Dracena é sorteada para auditoria e levada de avião ao TRE/SP

Cinco urnas eletrônicas foram sorteadas ontem e levadas ao TRE/SP para auditoria.

Por: Da Redação atualizado: 15:49
Cinco urnas eletrônicas foram sorteadas ontem e levadas ao TRE/SP para auditoria, entre as quais, uma de Dracena (Foto: Foto: André Kawada/Circuito Cultural Paulista). Cinco urnas eletrônicas foram sorteadas ontem e levadas ao TRE/SP para auditoria, entre as quais, uma de Dracena (Foto: Foto: André Kawada/Circuito Cultural Paulista).

Na mesma data em que ocorrem as eleições em todo o Estado (2/10), o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) realiza, em paralelo à votação, auditoria para confirmar a segurança das urnas eletrônicas. A novidade é que o procedimento, também conhecido como votação paralela, terá a sede do TRE-SP como centro dos trabalhos neste ano.
Para o procedimento de auditoria das urnas - a Votação Paralela - foram sorteados ontem (1) cinco equipamentos no Estado para checagem pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SP).
Segundo o site do órgão, foram sorteadas cinco urnas eletrônicas, sendo uma urna da capital, uma de Itaquaquecetuba, uma de Mauá e outras duas do interior - Dracena e Franca, que foram levadas de avião ao TRE/SP. Essas são urnas oficiais que seriam utilizadas no pleito e, portanto, já haviam sido alimentadas com listas de candidatos e de eleitores.

Como funciona a auditoria

No domingo, dia das eleições, a auditoria teve início às 8 horas, em um salão da própria sede do TRE-SP. Votos contidos em cédulas de papel, preenchidas no sábado por partidos políticos e por jovens escoteiros e bandeirantes de um grupo de São Paulo, serão digitados nas urnas sorteadas por funcionários da Justiça Eleitoral, em ambiente aberto e filmado. O procedimento tem a mesma duração da votação, e a apuração dos votos tem início às 17 horas. O resultado da votação nas cédulas e nas urnas eletrônicas deve coincidir, a fim de comprovar que não houve adulteração nos programas da Justiça Eleitoral.
A Comissão de Auditoria, responsável por conduzir as atividades, tem como presidente o juiz substituto do TRE-SP, des. Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior, e é composta por cinco servidores de diversas áreas do Tribunal. A fiscalização de todo o trabalho será realizada por empresa de auditoria externa, contratada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além disso, fiscais dos partidos políticos, representantes da OAB, Ministério Público e demais credenciados poderão acompanhar o procedimento.
O plenário do TRE-SP está localizado na rua Francisca Miquelina, nº 123, 14º andar, Bela Vista. A auditoria será realizada no mesmo endereço, no piso térreo do prédio Anexo I.

Publicidade

P&G Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais