Ensino

PROERD realiza formaturas para cerca de 400 estudantes em Adamantina

Solenidades marcam encerramento do PROERD em seis escolas de Adamantina.

Por: Da Redação atualizado: 24 de novembro de 2017 | 09h07
PROERD realiza solenidades de formaturas para cerca de 400 estudantes de seis escolas públicas e particulares de Adamantina (Foto: Reprodução). PROERD realiza solenidades de formaturas para cerca de 400 estudantes de seis escolas públicas e particulares de Adamantina (Foto: Reprodução).

Implantado em 1993 pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, o PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, realizou neste mês de novembro seis solenidades de formaturas, em três escolas públicas outras três particulares, para um universo de 389 estudantes do ensino fundamental.
Em Adamantina, o trabalho do PROERD foi desenvolvido pela 2ª Cia do 25º Batalhão da Polícia Militar, sob a liderança do Capitão PM Júlio Marcelo Romagnoli e do Tenente PM Eder Bressan. A atividade junto aos quase 400 estudantes, neste segundo semestre, foi realizada à campo pela Cabo PM Angela Turdo.
Segundo a PM, a cerimônia de formatura do Colégio Madre Clélia foi realizada no dia 7 de novembro, para 33 alunos. A solenidade da Emef Teruyo Kikuta aconteceu no dia 8, para 73 estudantes. No dia 10, aconteceu a solenidade da Escola Cristã, para 30 alunos. No dia 16 foi a vez do Colégio Objetivo, que realizou sua cerimônia de formatura para 40 estudantes. No dia 20 de novembro aconteceu a solenidade da Emef Navarro de Andrade, para 173 alunos, e encerrando a programação aconteceu no dia 22 a solenidade na Emef Eurico Leite de Moraes, para 40 estudantes.
Quatro das cerimônias de formaturas do PROERD foram realizadas nas próprias escolas e outras duas realizadas no anfiteatro da Biblioteca Pública Municipal “Cônego João Baptista de Aquino”, todas com a participação dos estudantes, familiares, professores, equipe escolar e autoridades.  A Banda Marcial de Adamantina chegou a participar de algumas das solenidades.

PROERD para mais de 780 crianças na região de Adamantina

No primeiro semestre, na região de Adamantina, PROERD aconteceu nas cidades de Pacaembu, Irapuru, Flora Rica e Florida Paulista, envolvendo 351 alunos de escolas públicas dessas localidades, todos alunos do 5º ano do ensino fundamental.
Já neste segundo semestre o curso envolveu 389 alunos de escolas públicas e particulares de Adamantina – que realizaram suas formaturas neste mês de novembro –, além de 42 alunos da rede pública de Mariápolis, todos estudantes do 5º ano do ensino fundamental.
Desta forma, em 2017 o PROERD, com muito sucesso e no exercício da responsabilidade social da PMESP, levou seus conhecimentos preventivos a 782 alunos da região de Adamantina.

Prevenção e promoção das alternativas positivas

O objetivo do PROERD é prevenir o uso e abuso de drogas, através da orientação e conscientização dos efeitos provocados pela dependência de substâncias químicas, sejam elas lícitas ou ilícitas. O Programa desenvolve um conjunto de ações preventivas contra as drogas e a violência, apoiando iniciativas com a família, estudantes e professores, sendo aplicado aos alunos de forma dinâmica e divertida, além de oferecer várias atividades interativas, participação de grupos e aprendizado cooperativo, que foram projetados para estimularem os estudantes a resolverem os principais problemas na sua vida, como autoconhecimento e autogerenciamento, tomada de decisão segura, responsável e saudável, compreensão dos outros (alteridade), habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal e habilidade de lidar com desafios e responsabilidades.
O intuito é encorajar as crianças, em idade escolar, a ampliar suas alternativas positivas para evitarem o uso de drogas e a prática da violência.
Oferece ainda estratégias para desenvolvimento da competência social, noções de cidadania, habilidades de comunicação, autoestima, tomada de decisões, resolução de conflitos e objetivo de vida.
Os materiais utilizados pelo policial PROERD na aplicação das aulas são fornecidos pela Polícia Militar, e consistem em livros do estudante e álbum seriado que conduzem o aluno de forma positiva e com a clareza necessária.
Existem materiais específicos para cada faixa etária, assim como para os pais e instrutores, visando uma abordagem atualizada sobre o problema das drogas e da violência.
São 10 lições de 45 a 60 minutos, a serem ministradas, obrigatoriamente, pelo Policial Militar fardado, nas Escolas estaduais, municipais e particulares, no ensino fundamental, sendo cada aula aplicada uma vez por semana, durante o trimestre letivo. Propiciando assim, um desenvolvimento pessoal do aluno abordando aspectos da vida como um todo, enaltecendo e reforçando as posturas adequadas, possibilitando o aluno interagir em seu grupo de forma crítica, criativa e dinâmica.

Avaliação positiva por pais e educadores

O PROERD tem como público-alvo os alunos das escolas públicas e particulares, matriculados desde a educação infantil e aos primeiros anos, do ensino fundamental.
Segundo resultado da pesquisa dos níveis de satisfação, realizado pela USP, o PROERD é percebido positivamente pelos pais e o corpo docente das escolas onde é aplicado.
A pesquisa da USP apontou os principais aspectos relatados entre os pais e professores, acerca do PROERD: é considerado um programa capaz de informar e esclarecer às crianças sobre drogas e violência; é um aliado dos pais, na medida em que abre margem para os temas serem discutidos em casa; reforça a orientação e o esclarecimento que os pais fornecem aos filhos; transmite conhecimento para as crianças que não recebem nenhum tipo de orientação em casa; é um aliado dos professores, uma vez que o programa provoca mudanças no comportamento da criança; faz com que a criança compreenda e respeite as diferenças sociais, raciais, etc; mostra à criança conceitos de cidadania; e fortalece a autoestima.

Drogas, bullying e outras formas de violência

O objetivo do PROERD é beneficiar o maior número de crianças da rede de ensino para que tenham conhecimentos e habilidades para resistirem ao uso de drogas e ao envolvimento com a violência.
Os conceitos das lições aplicadas junto aos estudantes são: responsabilidade, tomada de decisão, informações sobre drogas, riscos e consequências, pressão dos colegas, tensão, comunicação confiante, comunicação não verbal, escuta enfática, bullying, ajudando os outros e obtendo ajuda.
Sobre o bullying, trata-se de um tema bastante presente e de certa forma invisível, desencadeador de traumas e violência, caracterizado por agressões intencionais, verbais ou  físicas, feitas de maneira repetitivas, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas (colegas de classe, por exemplo). Esse tema é uma das diretrizes trabalhadas com as crianças, pelo PROERD.
O Programa ensina os jovens como controlar seus impulsos e pensar nas consequências e riscos, o que resultará em escolhas mais responsáveis. Acreditamos que se conseguirmos ensinar aos jovens a tomarem decisões seguras e responsáveis, eles serão capazes de efetuarem escolhas saudáveis não somente sobre drogas, mas em todos os aspectos de suas vidas. À medida que os jovens forem educados para se tornarem cidadãos responsáveis, consequentemente conduzirão suas vidas de forma mais positiva e livre de drogas e da violência. Esta é a responsabilidade social da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais