Ensino

Procon orienta sobre rematrícula em escola particular

Questões contratuais estão no centro das orientações do Procon.

Por: Assessoria de Imprensa atualizado: 9 de outubro de 2018 | 10h23
Procon orienta pais sobre condutas na renovação de matrículas em escolas particulares (Foto: Pixabay). Procon orienta pais sobre condutas na renovação de matrículas em escolas particulares (Foto: Pixabay).

A partir do mês de outubro, as escolas particulares estipulam períodos de renovação ou reserva de matrícula. O Procon, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura de Adamantina, orienta sobre alguns cuidados.
Os estabelecimentos de ensino particulares normalmente cobram taxas para a reserva de vaga. O consumidor, neste caso, precisa estar atento ao prazo estabelecido pela instituição para a desistência da reserva, com devolução de eventuais valores pagos, recomendamos que se estabeleça, por escrito com a escola, como será dará a restituição.
A escola deve divulgar a proposta de contrato, o valor da anuidade e o número de vagas por sala, num período mínimo de 45 dias antes da data final da matrícula. Todo contrato deve ter linguagem clara e simples e nele constar os direitos e deveres entre as partes. O contrato precisa ser lido com muita atenção; acordos verbais podem esconder armadilhas, por isso, é importante que sejam firmados por escrito.
As escolas têm obrigação de fornecer a lista de material aos alunos, para que os pais possam pesquisar preços e escolher o fornecedor de sua preferência. Algumas exigem que o material seja comprado no próprio estabelecimento, mas esta prática é abusiva.
Os pedidos de histórico escolar para transferência devem ser formalizados por escrito e protocolados junto ao estabelecimento. Podem também ser encaminhados pelo correio com aviso de recebimento (AR), anotando-se nele o teor da correspondência.
Verificar se é obrigatório o uso de uniforme escolar e, em caso positivo, o custo do mesmo irá influenciar no orçamento final; fique atento, pois somente se a instituição educacional possuir uma marca devidamente registrada, poderá estabelecer que a compra seja feita na própria escola e/ou em terceiros pré-determinados. Quando for o caso, verificar se há descontos para irmãos e se a escola é servida por transporte escolar legalmente cadastrado.

Reajuste

O valor total da anuidade escolar é regulamentado pela Lei Federal 9.870/99. A legislação permite que seja acrescido ao valor total da anuidade ou semestralidade anterior, montante proporcional a variação de custos a título de pessoal e de custeio, comprovando mediante apresentação de planilha de custo, mesmo quando esta variação resulte da introdução de aprimoramentos no processo didático-pedagógico. A Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça poderá requerer comprovação documental de qualquer cláusula contratual.

Procon

O Procon de Adamantina funciona na Avenida da Saudade, 1072, integrado ao Ganha Tempo Municipal.

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais