Ensino

Escola dá exemplo de mobilização e transforma lixo em aprendizado e dinheiro

Lixo arrecadado se transforma em cupons, que dá direito a prêmios. Depois, recicláveis são vendidos.

Por: Da Redação atualizado: 11 de setembro de 2017 | 17h41
Arrecadação de materiais recicláveis acontece toda quarta-feira na Emef Eurico Leite de Moraes (Fotos: Siga Mais). Arrecadação de materiais recicláveis acontece toda quarta-feira na Emef Eurico Leite de Moraes (Fotos: Siga Mais).

Uma iniciativa da escola municipal Emef Eurico Leite de Moraes, no Jardim Adamantina, tem mostrado que é possível ensinar, aprender e ganhar dinheiro a partir do lixo reciclável. Os conceitos e a dinâmica da atividade estão no Projeto Eurico Reciclar, que já se consolida como um exemplo de boa prática escolar, com reflexos e engajamento dentro e fora da unidade de ensino, que atende crianças do primeiro ao quinto ano.
A ação prática do Projeto Eurico Reciclar consiste no recolhimento de materiais recicláveis, como garrafa plástica, papelão, plástico leitoso, alumínio e sucatas, pelos alunos. Esses materiais são levados até a escola toda quarta-feira, e já chegam praticamente triados e limpos, em razão da informação e conscientização trabalhada anteriormente em sala de aula, com os estudantes.
Depois da recepção os recicláveis são organizados em bags e ao final do dia são recolhidos por uma empresa que compra os materiais. Cada tipo de material tem um preço específico, cujo valor é pago periodicamente e o valor reinvestido em ações para os próprios estudantes.
Nesse processo de organização há também a participação dos alunos, por meio de um grupo de estudantes do quinto ano. Um deles foi selecionado como líder dessa atividade, mobiliza os demais e com o apoio de funcionário da escola, o grupo realiza a separação.
O diretor da escola, professor Ricardo Mendes (foto abaixo), destaca que a arrecadação não é revertida em melhorias, mas sim em ações para os alunos, como atividades de lazer e recreação, extraclasse.

Cupons e prêmios

Além desse retorno para a coletividade, a entrega de materiais recicláveis na quarta-feira, dá ao aluno o direito de receber cupons e concorrer ao sorteio de brindes. A cada cinco itens – cinco garrafas pets, por exemplo – o aluno recebe um cupom. Segundo o diretor Ricardo Mendes, em outubro serão sorteadas cinco bicicletas. Desde o começo do ano já foram distribuídos mais de 6 mil cupons.
Essa dinâmica agrega até mesmo a família do aluno, que se mobiliza e se organiza para que a criança contribua com os recicláveis e aumente suas chances de ganhar. 

Ganhos dentro e fora da escola

Com essa dinâmica, o Projeto Eurico Reciclar permite um conjunto de aprendizado e provoca reflexos dentro e fora da escola.
No ambiente escolar, é possível trabalhar temas como meio ambiente, sustentabilidade, matemática, economia, saúde, cidadania, empreendedorismo, ações colaborativas, engajamento comunitário, entre outras possibilidades. Fora da escola, por sua vez, a experiência se reflete, na prática, em novos hábitos com o descarte de lixo, responsabilidade ambiental e participação comunitária, já que é visível a participação ativa dos estudantes junto às suas famílias.
E para o meio ambiente e a cidade, o projeto permite reduzir o volume de lixo que seria levado pela coleta pública, dando destino sustentável e permitindo a geração de renda, dentro dos princípios de reduzir e reutilizar o lixo.
O saldo de materiais recicláveis que foram reaproveitados, dentro do Projeto Eurico Reciclar, é de 3,6 toneladas. Esses materiais deixaram de ser descartados na natureza e permitiram a geração de renda, com retorno para os próprios estudantes.
O diretor da escola, Ricardo Mendes, avalia como positivo o engajamento da comunidade escolar – funcionários de todos os setores, professores e estudantes – mas destaca como imprescindível a atuação dos professores. “O professor é fundamental”, completa.

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais