Ensino

Emef Teruyo Kikuta celebra o dia da Família na Escola

Encontro fortalece relações entre as famílias, a escola e comunidade.

Por: Da Redação atualizado: 29 de setembro de 2017 | 10h07
Emef Teruyo Kikuta celebra o dia da Família na Escola

Há crianças que vivem com o pai e com a mãe; outros, moram só com o pai ou com só a mãe; há ainda aqueles que são criados pela avó ou que residem com a mãe, o padrasto, os meios-irmãos. Tem, também, os filhos adotados por casais homoafetivos e por aí vai.
Atenta a essas novas configurações, a Escola Municipal de Ensino Fundamental “EMEF Professora Teruyo Kikuta” promoveu na última sexta-feira (22) o dia da “Família Na Escola”, um evento aberto a todos os membros das famílias de seus alunos – em substituição aos tradicionais Dia das Mães e Dia dos Pais.
O lema deste primeiro dia da “Família na Escola” foi “Um dia para dividir responsabilidades e somar esforços”. No começo, a então nova data causou certo estranhamento em alguns pais, que questionaram sobre a não celebração do Dia das Mães e Dia dos Pais. Mas, quando a Escola apresentava a justificativa, sempre houve a compreensão, já que a equipe escolar acredita que este evento traz para o ambiente escolar algo mais verdadeiro, sem estereótipo, e valorizando as pessoas importantes na vida dos alunos.

Convidados

O evento aconteceu nos dois períodos de aula, sendo das 7h às 9h atendendo as famílias dos alunos do período da manhã e das 13h às 15h atendendo as famílias dos alunos que estudam no período da tarde e contou com a presença da Dra. Patrícia Tranche, delegada da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Adamantina, que ministrou uma palestra sobre “Estrutura Familiar”.
Participação também do Secretário Municipal de Educação de Adamantina Professor Osvaldo José e suas assessoras técnicas pedagógicas Maria Angélica Feitosa e Adriana Muniz, que falaram um pouco sobre a Educação em Adamantina a importância do acompanhamento dos pais na vida escolar de seus filhos.
Também convidado, houve a participação do vereador Acácio Rocha, que falou sobre sua experiência de ex-aluno da EMEF Teruyo Kikuta, com o propósito de proporcionar ao evento um momento em que pais meditassem a escola de ontem, a escola de hoje, lembrando passagens de suas vidas de estudantes, como eram, como se sentiam enquanto alunos e que lembranças trazem da escola; além das famílias dos alunos e de todos os funcionários da escola.

Dinâmica do dia da “Família na Escola”

Na última sexta-feira (22), na primeira experiência dentro desse formato, além da presença dos convidados, a EMEF Teruyo Kikuta proporcionou ainda algumas atividades culturais, de acordo com a idade dos alunos e foi realizado um café coletivo que contou com a participação de toda a Escola, com o objetivo de trazer a ideia de diversidade dos estilos de família, e fazer com que as famílias se conheçam e fortaleçam essa ideia de comunidade.
A EMEF Teruyo Kikuta trabalha com as crianças essa questão da diversidade, mas percebe que precisa envolver a família também. Então, conhecer, ver de perto, compartilhar um lanche, tudo isso traz um conhecimento mais legítimo da organização que as famílias têm.

Outros ganhos

Encontros da escola com a comunidade facilitam o conhecimento do bairro, das comunidades de base. Esses encontros propiciam uma atualizada orientação pedagógica, que encaminha a aprendizagem para uma contextualização do currículo, a uma filosofia da educação que pede o desenvolvimento integral do aluno, o conhecimento de sua realidade de vida, de seu cotidiano, de seu ambiente familiar e social, de seus desejos e aspirações.
A presença dos pais na escola, além de colaborar com os múltiplos aspectos escolares, inclusive o disciplinar, é uma valiosa ferramenta para o professor se achegar ao aluno, conhecê-lo bem, compreendê-lo, ajustar o processo pedagógico, fazer com que a aprendizagem se torne concreta.
A EMEF Teruyo Kikuta se preparou convenientemente para esse dia e procurou passar à comunidade, aos pais, a necessidade de luta conjunta, de apoio mútuo, de união, para que possam vencer as barreiras e trazer benefício aos alunos. 
Toda a equipe, envolvida, se mobilizou para mostrar aos pais – muitas vezes sem nenhuma escolaridade ou com escolaridade mínima – a importância hoje do saber, já que a colocação no mercado de trabalho está diretamente relacionada aos anos de escolaridade, à competência profissional. Na era do conhecimento, não basta ao aluno frequentar a escola: é preciso se dedicar, estudar, aprender, e, nesse particular, os pais podem ajudar e muito.

Integração dos pais com a vida escolar e desafios

Esse evento foi uma oportunidade a mais para a escola mostrar aos pais seus trabalhos em sala de aula, os seus métodos de ensino e inteirá-los do processo ensino-aprendizagem. Ocasião propícia para se redimir de procedimentos anteriores, quando só se chamavam os pais para fazer-lhes observações negativas a respeito do filho, do mau aproveitamento ou do mau comportamento.
Segundos os dirigentes da EMEF Teruyo Kikuta, a luta é contínua para mostrar a importância da presença dos pais na escola, no fortalecimento dos objetivos escolares que essa presença traz. Quando pais e professores se encontram, quando firmam, conjuntamente, compromisso com o sucesso, o resultado é auspicioso. Por isso devem manter um relacionamento contínuo, ao longo do ano, em ações cotidianas, respeitando a realidade da família e da escola. A sociedade vive um momento difícil, conturbado, e isso reflete, direta ou indiretamente, na sala de aula e na vida escolar.
Outro ponto destacado envolve o perfil da família, que está mudando: lares desfeitos, só com o pai ou, mais frequentemente, só com a mãe, gerando conflitos, repercutindo no comportamento dos filhos.
Para a escola, conhecer a realidade familiar é fator relevante na superação das dificuldades apresentadas pelos alunos. A aproximação com os problemas do bairro, com os problemas da família, não isola a escola, não faz dela uma entidade abstrata, alienadora, mas, sim, real, capaz de construir, de interferir, de oferecer um ambiente de paz, de altruísmo, de combate à violência.
Refletindo sobre o primeiro dia da “Família na Escola”, os educadores da EMEF Teruyo Kikuta consideram este evento bem-sucedido, deixando todos surpresos pela grande participação da comunidade, sobretudo se considerar que foi realizado em dia útil, horário comercial, a qual muitos, destes participantes, trabalham. Sendo assim, a proposta passa, a partir de agora, constar no calendário escolar dos próximos anos como uma festividade que substituirá a festa do dia das mães e a festa do dia dos pais.

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais