Ensino

Educação propõe novo modelo de atuação de estagiários universitários na rede de Ensino

Modelo aplicado em São Carlos traz nova sistemática de atuação dos estagiários na rede escolar.

Por: Portal UniFAI atualizado: 21 de junho de 2017 | 22h31
Palestra apresentou nova proposta para a atuação dos estagiários dos cursos de licenciatura durante o seu período de estágio obrigatório nas redes municipal e estadual de ensino de Adamantina (Foto: Portal UniFAI). Palestra apresentou nova proposta para a atuação dos estagiários dos cursos de licenciatura durante o seu período de estágio obrigatório nas redes municipal e estadual de ensino de Adamantina (Foto: Portal UniFAI).

Inspirando-se no modelo de trabalho desenvolvido pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), a Secretaria Municipal de Educação adamantinense promoveu na última quarta-feira, 31 de maio, uma palestra na qual foi apresentada uma nova proposta para a atuação dos estagiários dos cursos de Licenciatura durante o seu período de estágio obrigatório nas redes municipal e estadual de Ensino locais.
A sugestão da nova proposta partiu do prefeito Márcio Cardim (DEM), que também é membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE-SP), ao conhecer a forma de atuação dos estagiários de Ensino Superior na Diretoria Regional de Ensino de São Carlos, que adotou o modelo do Pibid em sala de aula.
A palestra foi proferida pela Prof.ª Norberg Aparecida dos Santos, supervisora de Ensino, e Prof. Thiago Luis Di Foggi, coordenador do Núcleo Pedagógico, ambos da Diretoria de Ensino de São Carlos, convidados por Cardim, que os conheceu durante apresentação da experiência ao CEE-SP. O programa deve se tornar uma deliberação do Conselho para que outros municípios possam implementá-lo também.
“Isso é muito importante para as nossas crianças, que precisam ser valorizadas e receber, de fato, um melhor ensino. O objetivo é a melhoria do ensino da Rede Municipal para que esses alunos tenham um aprendizado a contento e um futuro melhor. Esse é o objetivo da Secretaria Municipal de Educação de Adamantina ao pleitear essa metodologia e tenho certeza de que vamos implantá-la porque ela tem resultados eficientes já comprovados”, justificou o prefeito.
Para a palestra em Adamantina, realizada no Auditório Miguel Reale, no Câmpus II, foram convidados a participar da exposição da experiência são-carlense os coordenadores do Pibid da UniFAI, professores das redes municipal e estadual de Ensino de Adamantina que trabalham com o Pibid, dirigentes, diretores e coordenadores de escolas.
Atualmente, o programa de estágio obrigatório das Licenciaturas prevê a participação do universitário como observador da dinâmica do professor em sala de aula. A ideia é alterar a atuação desse estagiário partindo dos moldes do Pibid, cujo participante atua junto aos alunos como um auxiliar do professor da turma.
“A UniFAI já vem aprimorando um modelo de acompanhamento dos estagiários e poderá implementar detalhes da experiência [da Diretoria Regional de Ensino de São Carlos] para fortalecimento do estágio nas diversas áreas do ensino de acordo com as propostas já em exercício no sistema de estágio da nossa Instituição”, afirmou o coordenador institucional do Pibid/UniFAI, Prof. Dr. Orlando Antunes Batista.
O assunto está em análise e ainda deverá passar por novas discussões.

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais