Ensino

CPP realiza novo encontro com professores representantes de escolas

CPP de Adamantina busca por novos associados e discute desafios da educação.

Por: Da Redação atualizado: 30 de maio de 2017 | 07h49
Encontro foi realizado dia 26 de maio, sexta-feira, na sede regional do CPP de Adamantina (Foto: Siga Mais). Encontro foi realizado dia 26 de maio, sexta-feira, na sede regional do CPP de Adamantina (Foto: Siga Mais).

A unidade regional do CPP (Centro do Professorado Paulista) em Adamantina realizou na última sexta-feira (26) um novo encontro com professores representantes de escolas. A atividade foi presidida pela diretora do CPP local, Marlene Ribeiro Esteves e contou também com dirigentes das unidades do CPP de Dracena e Panorama.
Vários temas de interesse dos professores foram discutidos no encontro, voltados à atividade profissional do professor, condições de trabalho, direitos e outros temas ligados à estrutura e funcionamento do CPP.

Novos associados

Um dos pontos debatidos no encontro está em torno da campanha “Unindo Forças”, para atrair novos associados ao CPP, entre os quais, professores das redes estadual e municipal, além daqueles graduados na área, mas sem o exercício da função.
Nesse sentido, o CPP oferece sua estrutura de serviços em diversas áreas, com apoio técnico e profissional e jurídico, além de oferecer seus espaços para lazer e recreação, como a sede regional de Adamantina, hotel em São Paulo e colônias de Férias. Em âmbito regional, por exemplo, outro destaque é que em breve será oferecida a Pousada Aquarius, em Panorama, para atividades de lazer e recreação dos associados.
A dirigente Marlene Ribeiro Esteves destacou que tem atuado junto a diversas secretarias municipais de educação, na região, oferecendo os serviços e benefícios do CPP, para que um número maior de professores possam ser assistidos pela instituição, em suas diversas necessidades.

Desafios da educação

O encontro abordou também vários aspectos ligados ao ambiente educacional, onde estão inseridos os professores e suas atividades profissionais. Nesse aspecto, foi destacado sobre o desinteresse de muitos, pelo tema, e a condição de submissão dos professores às regras e às condições de trabalho, definidas de cima para baixo, sem diálogo e debates.
Outro ponto crítico abordado, reclamado pelos professores, envolve a utilização de material apostilado, o que limita a atuação e a criatividade dos professores e alunos.
Foi reclamado ainda sobre a inclusão de alunos especiais nas salas de aula, em ambientes escolares que não foram preparados para atendê-los.
Os professores questionaram também sobre a unificação curricular, que não considera as diferenças regionais. Nesse aspecto, destacam que as características de cada região precisariam ser consideradas, para uma proposta curricular moldada dentro de cada realidade.
No campo da saúde do trabalhador, os professores reivindicam a insalubridade.

Caminhos para solução de problemas

Além de elencarem pontos críticos no ambiente escolar público, os professores presentes ao encontro também sinalizaram caminhos para a solução de problemas, entre os quais a realização de rodas de diálogo, que poderiam ser estimuladas em um ambiente mais participativo.
Foi colocada também a sugestão para se promover cursos temáticos, dentro das realidades regionais, para capacitação dos professores.

 

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais