Ensino

Ato de encerramento da disciplina de Libras homenageia professor Nelson Pereira dos Santos

Evento foi realizado na noite do dia 25 de maio, no Auditório Miguel Reale

Por: Prof.ª Ma. Siomara Ladeia Marinho | revisão de Daniel Torres de Albuquerque atualizado: 21 de junho de 2017 | 22h32
Ato de encerramento da disciplina de Libras homenageia professor Nelson Pereira dos Santos; evento foi realizado na noite do dia 25 de maio, no Auditório Miguel Reale (Foto: Arquivo Pessoal). Ato de encerramento da disciplina de Libras homenageia professor Nelson Pereira dos Santos; evento foi realizado na noite do dia 25 de maio, no Auditório Miguel Reale (Foto: Arquivo Pessoal).

A apresentação de encerramento da disciplina Língua Brasileira de Sinais (Libras) pelos alunos do curso de Pedagogia do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) foi uma maravilhosa demonstração musical. O evento foi realizado na noite do dia 25 de maio, no Auditório Miguel Reale, no Câmpus II.
A coordenadora do curso de Pedagogia e responsável pela disciplina de Libras, Prof.ª Ma. Siomara Augusta Ladeia Marinho, agradeceu aos alunos por “terem tido a sensibilidade e empenho à formação de novos educadores, com objetiva compreensão de estratégias de ensino a partir das metodologias facilitadoras, concepções e ações docentes, com o intuito de aprender que as mãos podem se tornar cantoras, levando música para as pessoas”. “Minha gratidão por este privilégio especial”, acrescentou a aluna do Jéssica, do 1º Termo.
Um dos pontos altos da noite foi o ato de homenagens in memoriam feitas pelos alunos ao professor Nelson Carlos Pereira dos Santos. A homenagem pela sua destacada contribuição à educação e à instituição apresentada em vídeo idealizado pelo aluno Danilo, do 5º Termo. “O vídeo é nossa singela homenagem para uma pessoa que deixa um legado de sabedoria e ensinamento”, reconheceu Danilo, em nome dos alunos do curso de Pedagogia.
À gratidão somou-se a saudade, expressa nos olhos lacrimejantes de familiares, amigos, alunos, ex-alunos, colegas e docentes da instituição, que lotaram o auditório para celebrar a trajetória acadêmica e pessoal do eterno professor Nelsinho como era tratado pelos mais próximos.
“Essa pequena homenagem nasce de um profundo agradecimento daqueles que tiveram a alegria e a satisfação de conviver com o professor Nelsinho”, disse Siomara Marinho, ao destacar a enorme contribuição dada pelo docente à educação, especialmente pelo curso de Pedagogia. E emendou que as qualidades de “bondoso, inteligente e trabalhador incansável” eram as principais do professor Nelsinho, algo que conquistava as pessoas que o conheceram.
A ex-aluna Kelly recordou que ele era “uma pessoa totalmente capacitada e linda de viver e conversar. Entendia o aluno”.
A viúva do Prof. Nelsinho, Angélica, ressaltou que a trajetória acadêmica de seu esposo era, naquele momento, plenamente reconhecida. “Meu marido foi um mestre na acepção mais concreta da palavra”, disse, lembrando o esforço didático do esposo em se fazer compreendido pelos alunos, por considerar que o conhecimento deveria ser acessível, nunca hermético, distante.
“O professor Nelson brilhou em tudo que fez”, sintetizou a ex-aluna Aline, acrescentando que o homenageado se fez emérito pela seriedade, competência e amor à causa da educação.
“Nos orgulhamos da história que ele escreveu, será lembrado pelo seu grande legado, servindo de inspiração para toda a comunidade acadêmica, sendo um exemplo de educador que estabeleceu uma relação de humanidade com os discentes e é disso que a educação e necessita, de verdadeiros educadores”, salientou a colega de trabalho, amiga e professora, Siomara, em nome de todos os alunos do curso de Pedagogia da UniFAI.

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais