Geral

Tarifas de energia da Elektro tem reajuste médio de 24,42% autorizado pela ANEEL

Reajuste se aplica a cidades da região, como Flórida Paulista, Mariápolis, Pacaembu e Dracena.

Por: Da Redação atualizado: 23 de agosto de 2018 | 08h59
Reajuste na área de atuação da Elektro passa a vigorar a partir de 27 de agosto próximo (Reprodução). Reajuste na área de atuação da Elektro passa a vigorar a partir de 27 de agosto próximo (Reprodução).

Em reunião pública realizada nesta terça-feira (21), a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou o reajuste tarifário da empresa Elektro Eletricidade e Serviços S/A (Elektro). Com a decisão, os consumidores da concessionária, na região, pagarão um reajuste médio de 24,42%, que passa a vigorar a partir de 27 de agosto próximo.
Na Alta Paulista, a Elektro atende as cidades de Mariápolis, Flórida Paulista, Pacaembu, Irapuru, Flora Rica, Junqueirópolis, Dracena, Tupi Paulista, Panorama, Ouro Verde, Santa Mercedes, Paulicélia, Nova Guataporanga, São João do Pau D´Alho e Monte Castelo.
Em toda a sua área, a concessionária atende 2,6 milhões de unidades consumidoras localizadas em 223 municípios de São Paulo e cinco do Mato Grosso do Sul.
Para calcular o reajuste, a ANEEL considerou a variação de custos associados à prestação do serviço, conforme estabelecido no contrato de concessão. Segundo a Agência, o que mais influenciou no reajuste da Elektro foram os chamados componentes financeiros, principalmente relacionados à aquisição de energia e ao risco hidrológico. Sozinhos, os componentes financeiros responderam por 13,36 pontos porcentuais do reajuste médio de 24,42% aprovado.
Por outro lado, segundo a ANEEL, esse mesmo efeito financeiro tende a atenuar, em 2019, o próximo processo tarifário da distribuidora.
Na prática, o reajuste autorizado ela ANEEL, à Elektro, tem efeito médio de 24,42%. Ao analisar cada categoria, o aumento para os consumidores residenciais foi de 23,12%; para os atendidos na baixa tensão, de 23,20%, e, para a alta tensão, de 26,75% (veja mais).

Na área da Energisa, reajuste foi menor

Na área da Energisa Sul-Sudeste, que atende municípios como Adamantina, Osvaldo Cruz e Presidente Prudente, o reajuste médio autorizado pela ANEEL, em julho passado, foi de 15,55%, e passou a vigorar no dia 12 daquele mês (reveja).

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais