Geral

Horário de Verão: economia é de 0,44% no consumo de energia na região

Nos 24 municípios atendidos pela Energisa na região, redução no consumo foi de 0,44%.

Por: Da Assessoria atualizado: 23 de fevereiro de 2017 | 15h07
Segundo a Energisa, economia equivale ao consumo de uma cidade de aproximadamente 32 mil habitantes, durante o mesmo período (Imagem: Siga Mais). Segundo a Energisa, economia equivale ao consumo de uma cidade de aproximadamente 32 mil habitantes, durante o mesmo período (Imagem: Siga Mais).

Termina na madrugada do próximo domingo, (19), mais uma edição do horário brasileiro de verão. Os relógios deverão ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Em vigor desde outubro, a medida tem como objetivo aproveitar melhor a luz solar durante o período do verão, além de estimular o uso consciente da energia elétrica.
Na região de Presidente Prudente, nos 24 municípios atendidos pela Energisa, o resultado obtido foi uma redução na demanda de aproximadamente 5% e uma redução no consumo de cerca de 0,44%. Esses resultados significam uma economia de 2.110 MWh (megawatts-hora), equivalente ao consumo de 10,9 mil residências durante um mês ou proporcional ao consumo de uma cidade de aproximadamente 32 mil habitantes, durante o mesmo período.
Segundo Stevon Schettino, gerente de Operação do Sistema da Energisa, o resultado está dentro dos objetivos esperados com a medida, reduzir não só o consumo, mas principalmente a demanda. “Com o horário de verão reduz-se o esforço do sistema, ou seja, as pessoas mudam seus hábitos, há um alívio no uso das redes de transmissão de energia no horário de pico. Por exemplo, no início da noite, o consumo de energia residencial é diluído e normalmente não coincide com o horário em que as luzes da iluminação pública são acesas, isso torna o sistema de distribuição muito mais seguro”, destaca.

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais