Geral

Estudo sísmico quer identificar se há petróleo na região de Prudente

Empresa já está na região e vai iniciar estudos para mapear as camadas interiores do subsolo.

Por: Assessoria de Imprensa | Pref. de Presidente Venceslau atualizado: 25 de janeiro de 2017 | 09h51
Reunião foi realizada no gabinete do prefeito de Presidente Venceslau com a presença dos prefeitos de Ribeirão dos Índios, Santo Anastácio, Piquerobi e Teodoro Sampaio, e da empresa Wellfield Serviços Geofísico do Brasil Ltda (Fotos: Assessoria de Imprensa/PM de Presidente Venceslau). Reunião foi realizada no gabinete do prefeito de Presidente Venceslau com a presença dos prefeitos de Ribeirão dos Índios, Santo Anastácio, Piquerobi e Teodoro Sampaio, e da empresa Wellfield Serviços Geofísico do Brasil Ltda (Fotos: Assessoria de Imprensa/PM de Presidente Venceslau).

O prefeito Jorge Duran promoveu uma reunião na manhã desta segunda-feira (23) com representantes da empresa Wellfield Serviços Geofísico do Brasil Ltda. O objetivo foi obter esclarecimentos sobre o trabalho realizado na região em busca de prospecção de petróleo.
O evento foi realizado no gabinete do prefeito venceslauense com a presença dos prefeitos José Amauri Lenzoni (Ribeirão dos Índios), Roberto Volpi e vice-prefeito Franklin Ferreira Sanches (Santo Anastácio), Valdir Aparecido Lopes "Dudu" e vice-prefeito Augusto de Brito (Piquerobi), Ailton Cesar Herling (Teodoro Sampaio)
Os representantes da empresa Wellfield expuseram como é realizada a exploração sísmica, bem como todos os dados relacionados ao estudo e o objetivo final do trabalho. Esclareceram que o trabalho é executado com equipamento de precisão e de alta tecnologia, com o objetivo de mitigar ou zerar a ocorrência de danos aos bens particulares, razão pela qual estão sendo realizadas vistorias antes e depois nos imóveis urbanos e na zona rural.
Explicaram que o trabalho já está gerando mão de obra nas cidades da região e esperaram que o estudo inicial poderá resultar num projeto maior (geofísico), que seria conduzido por outras empresas que eventualmente poderão construir poços para prospecção de petróleo. O mapa onde está sendo realizado o estudo foi exibido através de data show com as respectivas explicações sobre quilometragem da área de atuação da empresa.
A base de apoio da empresa foi instalada em Presidente Venceslau. As permissões que são buscadas dos particulares para assegurar indenização e/ou reconstrução de eventuais danos em propriedades de terceiros. Entretanto, asseguram que os abalos sísmicos são moderados de modo a não provocar danos.
Nas áreas urbanas serão colocados os sensores de modo a não danificar o pavimento das vias públicas, havendo a recomposição do estado anterior com eliminação de numeração e eventuais pequenas fissuras. Foi explicado que a aquisição sísmica é usada para definir a forma e distribuição das camadas interiores do subsolo. Método utilizado para definição de estruturas de potencial de acumulação hidrocarbonetos (petróleo e gás), onde se confirma se há ou não petróleo.
As atividades de vibração ocorrerão, em sua maioria, nas estradas rurais. Durante as operações de vibração em estradas, a Wellfield disponibilizará escolta (batedores) para aumentar a segurança e orientar o tráfego de veículos. As atividades de vibração não causam danos ao solo, à fauna e flora.
Foram apresentadas as licenças para as atividades expedidas pelos órgãos competentes, como DER (Departamento de Estradas e Rodagem), ANP (Agência Nacional do Petróleo), além do compromisso da Wellfield com a sustentabilidade e meio ambiente; respeito à fauna e flora; não corte de árvores; resíduos e afluentes serão destinados corretamente; incentivo à coleta seletiva; respeito à cultura e costumes da comunidade do local.
A empresa se comprometeu que a técnica utilizada e a responsabilidade estão asseguradas e que não haverá danos a particulares. O prefeito Jorge Duran sugeriu que, na execução das obras, um agente público de cada município acompanhe a execução do serviço. O representante da empresa, Paulino, concordou com a sugestão e foi deliberado que um técnico de cada município acompanhará a execução e a recomposição de buracos e/ou outras consequências oriundas das ações para a realização do estudo.
Duran ressaltou que a finalidade da empresa é petróleo e não gás de xisto, como se chegou a ventilar através de boatos. A empresa acrescentou que já fez esclarecimento inclusive ao Comitê de Bacias Hidrográficas do Pontal do Paranapanema. Salientou também que a exploração de gás de xisto tem vedações legais e, portanto, não há qualquer correlação do estudo ora realizado com essa exploração ilegal de gás de xisto.
Além dos prefeitos, participaram da reunião os representantes da empresa Wellfield Serviços Geofísico do Brasil LTDA, Márcio Matuoka (Topografia), Paulino Stedile (Chefe de Equipe), Guilherme Betoni (Topografia), Sanderson Marinelli Júnior (Coordenador de Permissão).
Uma ata foi elaborada dos assuntos tratados e todos os participantes assinaram o documento.

Publicidade

Cóz Jeans
P&G Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais