Após aglomerações no inÃcio da entrega de senhas, Prefeitura organiza fluxo para vacinação no CIS
Vacinação, neste sábado, ocorreu com tranquilidade e sem transtornos.

Depois da fila na madrugada desta sexta-feira (5) e aglomerações para a entrega de senhas, no CIS (Centro Integrado de Saúde), visando a vacinação contra a Covid-19 para o grupo de 77 a 84 anos, a Prefeitura de Adamantina organizou o fluxo de veículos e o acesso à unidade de saúde, neste sábado (6), para a vacinação.
Trânsito e fluxo organizados neste sábado, para vacinação (Divulgação/PMA).
Na quinta-feira (4) a Prefeitura divulgou que a vacinação para o grupo de 77 a 84 ocorreria mediante a entrega de senhas, que deveriam ser retiradas na sexta-feira, a partir das 7h, no CIS. Foram reservadas 130 senhas para pessoas entre 80 e 84 anos e mais 260 senhas para pessoas com idade entre 77 e 79 anos.
Com a insegurança sobre a disponibilidade de doses – diante da remessa fracionada pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde, a Adamantina – houve moradores que chegaram ao CIS por volta de 3h da madrugada, o que se avolumou com o passar das horas. Os moradores chegaram até a criar uma senha própria, na madrugada, para garantir que fosse respeitada a ordem de chegada.
A situação ficou ainda mais crítica em razão das chuvas, que fizeram as pessoas se aglomerarem, contrariando todas as recomendações feitas pelos próprios órgãos de saúde, sobretudo a setores como comércio e serviços. As imagens da aglomeração repercutiram nas redes sociais e na imprensa, gerando críticas.
Na sexta-feira, aglomeração para retirada de senhas, no CIS (Reprodução/Redes Sociais).
A partir da abertura do CIS, as senhas definitivas, que garantiam o acesso à vacina, começaram a ser entregues, distribuídas ao longo de toda a manhã de sexta-feira, até se esgotarem. A entrega ocorreu dentro da normalidade e organizada. (Continua após a publicidade...)
Após repercussão negativa, Prefeitura organiza acesso
Em reação às reclamações, a Prefeitura decidiu agir e mobilizar outros setores, além dos serviços de saúde, para uma melhor organização do fluxo e acesso ao CIS, neste sábado, dia da vacinação. O Departamento Municipal de Trânsito (DEMTRAN) divulgou no final da tarde de sexta-feira um esquema com bloqueio ao trânsito, no entorno da unidade de saúde, com aceso somente aos que iriam ser imunizados.
Para quem tem carro, a vacinação ocorre em esquema de drive-thru. O CIS também vacinou quem foi a pé ao local. Neste sábado, a aplicação das doses começou às 8h30 e segue até 15h, com tranquilidade e sem transtornos.
Acesso ao entorno do CIS só para veículos com idosos que seriam vacinados (Divulgação/PMA).