Geral

Skatistas recuperam quadra, fazem melhorias e criam espaço para treinos

Sonho maior é uma pista definitiva, mas enquanto isso não se realiza, grupo busca alternativas.

Por: Da Redação atualizado: 27 de julho de 2017 | 08h34
Grupo de skatistas de Adamantina em busca de espaço (Foto: Siga Mais). Grupo de skatistas de Adamantina em busca de espaço (Foto: Siga Mais).

Enquanto esperam há anos por uma pista definitiva de skate na cidade, um grupo de skatistas tomou uma iniciativa e decidiu buscar um espaço alternativo para treinos, em Adamantina.
Eles conseguiram sensibilizar a liderança comunitária da Associação de Moradores do Jardim Primavera, visando a utilização da quadra poliesportiva que estava sem atividades, praticamente abandonada, na área de lazer do bairro.
Com poucos recursos e muita organização e iniciativa, o grupo iniciou uma mobilização que permitiu a recuperação do espaço, promoveu melhorias e já ocupa a área até então abandonada.

Mobilização

O grupo de skatistas conta com participantes de diversos pontos da cidade, e se depara com a falta de um espaço para treinos. Com isso, utilizam de meios alterativos, nas ruas, praças e demais áreas onde seja possível a interação.
Mas nem sempre essa relação é favorável, sobretudo por alguns setores da sociedade, que ainda desqualificam e marginalizam os participantes. Diante disso, além dos obstáculos físicos decorrentes da falta de um espaço, precisam vencer também as barreiras culturais que ainda habitam o cotidiano desse público.
Com esse cenário a ser transposto, decidiram partir para uma ação mais prática. O primeiro passo foi identificar um local. Conseguido isso, junto à Associação de Moradores do Jardim Primavera, o passo seguinte foi promover as melhorias mínimas no local – uma quadra poliesportiva abandonada.
Assim, iniciaram um mutirão de limpeza, que contou com a ajuda da Secretaria Municipal de Obras, com remoção parcial de um volume de terras que circunda a quadra, e que acabava invadindo o espaço.
O grupo conseguiu sensibilizar apoiadores, que doaram tintas para a pintura do lugar. As doações aconteceram com dinheiro e em materiais, aos quais agradecem: Arnaldo Medeiros (Barraku's Lanches), Betinho e Leo Cabeleireiros, Kemel Demiscki (Armazem Pet), Rafael Brambilla (Strong&Healthy Suplementos Alimentares) e Aguapeí Tintas.
Em paralelo, o grupo também providenciou a instalação de luminárias led no local, o que já permite a prática dos treinos no período noturno.
Porém, a melhoria realizada ainda exige complementos, com a redefinição do talude (barranco), plantio de vegetação e iluminação da área de lazer, sobretudo no espaço entre o centro comunitário e a quadra. E para isso, buscam o apoio da Prefeitura, já que é uma iniciativa que não exige investimentos.

Pista provisória

O circuito montado pelos skatistas na quadra do Jardim Primavera é uma estrutura provisória, adaptada, que atende parcialmente às expectativas do grupo. Enquanto aguardam um espaço definitivo, eles se mobilizam para levantar recursos financeiros e adquirir uma estrutura ociosa, na região (em estrutura metálica e madeira) que poderá ser levada ao local. A mobilização conta com venda de rifa e outras ações, que permita realizar a aquisição.

Sonho antigo

O sonho antigo dos skatistas de Adamantina é contar com um espaço definitivo para treinos e competições. Uma das apostas aguardadas pela administração municipal é o resultado da seleção ao “Programa 100% – Esporte Para Todos”, que prevê a construção de pistas de skate em cidades que não contam com nenhum equipamento dessa natureza, dentro do
O “Programa 100% – Esporte Para Todos” é uma iniciativa da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ) para construir 100 pistas de skate e 100 campos de futebol society em todo o Estado de São Paulo. As prefeituras interessadas em aderir ao programa tiveram até o dia 5 de abril para enviarem seus pedidos. Adamantina se inscreveu e aguarda a decisão do Governo de SP.

Skate nos Jogos Regionais e Olimpíadas

A partir deste ano, os Jogos Regionais já passam a contar com a modalidade skate em suas competições. Na região, os Jogos estão acontecendo em Osvaldo Cruz (21 a 29 de julho).
A novidade atende a um antigo pedido de atletas, treinadores, federações e praticantes das duas modalidades. O skate passará a constar nos Jogos Olímpicos a partir de 2020, em Tóquio.
A inclusão do skate nos Jogos Regionais se torna mais uma opção de formação de atletas que podem representar o Brasil na disputa dos Jogos Olímpicos e em diversas disputas locais, nacionais e internacionais.

Fotos

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina
P&G Telecomunicações

Publicidade

Insta do Siga Mais