Geral

Professora da UniFAI ministra minicurso sobre Prevenção e Posvenção do Suicídio na Bahia

Mais de 200 pessoas participaram do minicurso ministrado por Ana Vitória na Univ. Federal da Bahia.

Por: Jesana Silva de Lima | Departamento de Comunicação da UniFAI atualizado: 24 de julho de 2017 | 08h59
Professora Ana Vitória Salimon Carlos dos Santos (última, à direita) realizou palestra e ministrou minicurso na Universidade Federal da Bahia (Foto: Cedida). Professora Ana Vitória Salimon Carlos dos Santos (última, à direita) realizou palestra e ministrou minicurso na Universidade Federal da Bahia (Foto: Cedida).

A Prof.ª Me. Ana Vitória Salimon Carlos dos Santos, docente do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) e coordenadora da Clínica-Escola de Psicologia da Instituição, ministrou no I Simpósio Norte-Nordeste de Prevenção e Posvenção do Suicídio, promovido pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), de 6 a 8 de julho.
O objetivo do evento foi melhorar a qualificação profissional a respeito do diagnóstico, manejo e prevenção do comportamento suicida, debatendo as causas, consequências e as possibilidades de prevenção e posvenção do suicídio. A docente também participou da Mesa Redonda onde discorreu sobre o tema “A extensão universitária como potência de articulação de redes na prevenção e posvenção do comportamento suicida”.
Além disso, Ana Vitória ministrou um minicurso para aproximadamente 200 pessoas, entre eles graduandos, pós-graduandos, profissionais, voluntários, sociedade em geral envolvidos e/ou interessados na prevenção e posvenção do suicídio.
“Na minha visão, o simpósio atingiu brilhantemente os seus objetivos, destacando-se pela variedade de enfoques sobre o suicídio bem como pelo número de participantes e qualidade de trocas possibilitadas”, destacou a palestrante.
O convite para esta participação surgiu após o organizador do evento, Prof. Dr. Avimar Ferreira Junior, tomar conhecimento do trabalho realizado pela Rede Promover Vida em Adamantina.

O suicídio

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 800 mil pessoas chegam a óbito devido a este grave problema de saúde pública.
O suicídio é a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. O Brasil ocupa a oitava posição mundial em números absolutos do suicídio, segundo o relatório da OMS.
Segundo Ana Vitória, “O suicídio é de causalidade complexa. Envolve fatores socioculturais, psicodinâmicos, filosófico-existenciais e ambientais, presentes e passados, conhecidos e desconhecidos. Muitas vezes, existem sinais anteriores ao ato que podem ser perceptíveis possibilitando cuidados; outras vezes, estes são tão sutis que podem não ser percebidos. Em algumas situações, mesmo com todo esforço e dedicação, em um lapso de segundo, o fatídico ocorre”, destaca.

Rede Promover Vida

A “Rede Promover Vida” é um espaço de interlocuções e ações que visa à ampliação de conhecimentos, competências e atitudes para a promoção da Saúde e Prevenção ao Suicídio e outras Violências.
Iniciou-se em 2007 a partir de uma parceria de estágio de Psicologia da UniFAI e a Secretaria Municipal de Saúde de Adamantina. Atualmente configura-se como uma Rede de Atenção à Vida, com ênfase na prevenção do suicídio e intervenções em situações de perda e tentativas.
A “Rede Promover Vida” também amplia-se virtualmente a interlocução com várias outras instituições, grupos, profissionais e pessoas que partilham do mesmo interesse, buscando juntos ações significativas em nível local ou global.

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans
P&G Telecomunicações

Publicidade

Insta do Siga Mais