Geral

Palestras, passeata e solidariedade marcam programação do Quebrando o Silêncio

Atividades sensibilizaram o público com palestras e solidariedade.

Por: Da Redação atualizado: 17:43
Tânia Mara Garcia Alves, Líder do Ministério da Mulher da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que promove a campanha Quebrando o Silêncio (Foto: Cedida). Tânia Mara Garcia Alves, Líder do Ministério da Mulher da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que promove a campanha Quebrando o Silêncio (Foto: Cedida).

No último sábado (18) Adamantina foi inserida na programação “Quebrando o Silêncio”, realizada em diversas localidades do Brasil e do mundo, organizada pela Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Trata-se de um programa educativo que visa prevenir e combater o abuso e à violência contra mulheres, crianças, adolescentes e idosos, que neste ano trouxe o suicídio e suas causas, para a discussão com o público e sensibilização da comunidade.
A atividade, em Adamantina, foi realizada pelos membros locais da Igreja Adventista do Sétimo Dia, liderados pelo pastor João Batista Barroso Neto. A organização foi conduzida pela esposa do pastor, Carla Soares Corrêa Barroso.
No sábado pela manhã foi realizada uma passeata e carreata pelas principais ruas do centro de Adamantina, com membros da Igreja, voluntários e a presença do Clube de Desbravadores Colmeia em Ação e Clube dos Aventureiros Ovelhinhas.
A passeata e carreata tiveram como objetivo promover a conscientização da população contra o abuso e a violência, bem como ampliar a divulgação das palestras, que aconteceram no mesmo sábado, no período da tarde, no anfiteatro da Biblioteca Pública Municipal. Na passeata foram distribuídos panfletos e revistas adulto e infantil sobre os temas cyberbullying, depressão e suicídio.
Já as palestras foram conduzidas por duas convidadas das Igreja Adventista. A primeira delas com a delegada da Polícia Civil Laíza Fernanda Rigatto Andrade, responsável pelo Necrim (Núcleo Especial Criminal), que expôs sobre cyberbullying (assédio virtual). Em seguida, na segunda palestra, a psicóloga Vanderliza Sgorlon falou sobre depressão e suicídio.
Um público com cerca de 200 pessoas participou das duas palestras. Entre as autoridades presentes, a vice-prefeita Ana Maria Romanini Micheloni; o presidente da Câmara Municipal, vereador Eduardo Fiorillo; a juíza da 3ª Vara da Comarca de Adamantina, Ruth Duarte Menegatti; o secretário municipal de educação Osvaldo José; sargento Francismar, representando a Polícia Militar; Antônia Maria da Conceição, representante da Arca (Associação dos Renais Crônicos de Adamantina); Vanderlei Macanhan, representante da clínica PAI Nosso Lar; e Tânia Mara Garcia Alves, Líder do Ministério da Mulher da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que promove a campanha “Quebrando o Silêncio”.

Sensibilização e solidariedade

Além do foco de promover a discussão e conscientização sobre o suicídio, depressão e outras questões comportamentais, o “Quebrando o Silêncio”, em Adamantina, permitiu exercitar a solidariedade. O público participante da palestra foi estimulado a promover doações de itens de higiene pessoal, alimentos e o outros para a instituição de saúde mental PAI Nosso Lar, que atende pacientes SUS de toda a região.
Entre os itens de higiene pessoal arrecadados 376 absorventes, 194 sabonetes, 8 pacotes de fralda, 13 caixas de cotonetes, 14 hidratantes, 104 rolos de papel higiênico, 45 escovas dentais, 100 cremes dentais, 10 rolos de papel toalha, 1 gel de cabelo, 5 cremes de pentear, 23 shampoos, 14 condicionadores, 1 desodorante e 1 sabonete íntimo. Já entre os materiais de limpeza foram arrecadados 3 detergentes e 1 pacote de sabão em barra. Entre os alimentos, foram arrecadados 1 achocolatado, 17 kg de arroz, 3 kg de feijão, 4 kg de açúcar, 6 pacotes de macarrão, 1 kg de farinha, 3 litros de óleo e 5 extratos de tomate.
A avaliação sobre o “Quebrando o Silêncio” foi considerada positiva. “Para nós, em especial para mim, foi um sucesso. Atingimos o nosso objetivo de auxiliar a clínica PAI Nosso Lar, bem como atender a demanda da sociedade em esclarecer temas tão pouco discutidos”, destacou Carla Barroso.

Agradecimentos

Além de agradecer ao público e às autoridades presentes ao evento, os organizadores do “Quebrando o Silêncio”, em Adamantina, agradecem ao conjunto de parceiros e colaboradores, que permitiram a realização da atividade: Portal Siga Mais; Grupo Jóia de Comunicação (Rádio Brasil 92,5, Rádio 93 FM e Rádio Nativa FM 91,9); às palestrantes Laíza Fernanda Rigatto Andrade e Vanderliza Sgorlon; à delegada da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) Patrícia Tanche Vasques; à Secretária Municipal da Assistência Social Andréia Regina Ribeiro; e à dentista Maria Ignêz Maluf Menegazzo.
Os agradecimentos são dirigidos também aos parceiros que fizeram doações e permitiram oferecer um acolhimento especial ao público: Caixa de Costura, Rede Farma Mais Vida, AJ Farma, Supermercado Sete, Supermercado Godoy, Portage e Cocipa.

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans
P&G Telecomunicações

Publicidade

Insta do Siga Mais