Geral

Cocipa e Vinícola Pizzato promovem degustação de vinhos em Adamantina

Dirigentes da vinícola gaúcha ampliam ao público as informações sobre vinhos e espumantes.

Por: Da Redação atualizado: 8 de outubro de 2017 | 18h08
Cocipa  e Vinícola Pizzato promovem noite de degustação de vinhos na loja de conveniência do Auto Posto Cocipa em Adamantina (Fotos: Maikon Moraes/Siga Mais). Cocipa e Vinícola Pizzato promovem noite de degustação de vinhos na loja de conveniência do Auto Posto Cocipa em Adamantina (Fotos: Maikon Moraes/Siga Mais).

Uma ação promovida em parceria pela Cocipa (Cooperativa de Consumo de Inúbia Paulista) e a Pizzato Vinhas e Vinhos, de Bento Gonçalves (RS), propiciou uma noite especial aos apreciadores de vinhos, na loja de conveniência do Auto Posto Cocipa, em Adamantina, nesta terça-feira (3).
A Pizzato Vinhas e Vinhos ampliou ao público local as informações sobre seus vinhos e espumantes, que integram a carta de bebidas da Adega Cocipa, em Inúbia Paulista. A exposição detalhada sobre os vinhos e espumantes com os rótulos Pizzato e Fausto foi realizada pela diretora comercial da vinícola, Jane Pizzato.
Márcio Eduardo Cavalaro, gerente administrativo da Cocipa, foi o anfitrião da noite. “Agradeço a vinda da Jane Pizzato, possibilitando estreitar essa relação com a Cocipa e o nosso público consumidor, em especial junto aos apreciadores de vinho”, disse. “Agradeço também a participação do público, para quem dirigimos essa ação e assim pôde conhecer um pouco mais sobre vinhos e espumantes”, completou.
A mobilização local, que reuniu os apreciadores de vinhos, foi articulada pelo advogado Sílvio Graboski, de Adamantina, que se dedica ao estudo dessas bebidas e publica em sua fanpage, O Santo Vinho. “Agradeço a oportunidade dada pela Cocipa e espero que essa reunião realizada em Adamantina possa ser o início de uma confraria”, destacou. “Que a gente possa – ao tomar vinho – celebrar a amizade”, reforçou Graboski.

Saberes e prazeres

Jane Pizzato, diretora comercial da Pizzato Vinhas e Vinhos, fez uma ampla exposição sobre os vinhos e espumantes Pizzato e Fausto, detalhando um lote especial de sete rótulos produzidos na Serra Gaúcha, com informações sobre as uvas predominantes em cada formulação, as notas de degustação possíveis de serem identificadas em cada bebida e as sugestões de harmonização, entre pratos diversos, carnes, frios, queijos e outros acompanhamentos.
Na noite de degustação, o público apreciou as sete sugestões, acompanhadas de queijos, salame e uma massa ao sugo especialmente produzida para o evento, servidos no espaço da loja de conveniência do Auto Posto Cocipa, em Adamantina. Ao final foi realizado um sorteio de brindes aos presentes.
Segundo Jane, as bebidas sob o rótulo Pizzato são concentradas, complexas e com boa capacidade de amadurecimento. São produzidas a partir dos vinhedos mais antigos, de propriedade da Família Pizzato, permitindo que se explore a máxima de que os vinhos melhoram com o amadurecimento.
Os vinhedos do rótulo Pizzato estão localizados em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, em uma região turística conhecida como Vale dos Vinhedos. Lá, estão as instalações da vinícola e a Família Pizzato, com vinhedos desde 1968. Os vinhos são elaborados a partir de uvas de algumas variedades selecionadas, comprovadamente provenientes dessa região, e que passam por critérios de qualificação analítica e sensorial, e podem ostentar um selo identificador de origem e de parâmetros de qualidade, o selo da D.O.V.V. (Denominação de Origem Vale dos Vinhedos).

Já os vinhos do rótulo Fausto se originam do vinhedo instalado na localidade de Doutor Fausto de Castro, em Dois Lajeados, também na Serra Gaúcha, existente desde 1985. As condições gerais de clima nessa região, em especial, são um misto entre os climas da Serra Gaúcha e do Planalto Gaúcho, com topografia de relevo menos acidentado, com maior circulação de ar.
Segundo Jane Pizzato, essas características de clima e geografia se refletem na personalidade das bebidas Fausto. “As características das bebidas Fausto tendem mais para o frutado, jovem e de corpo médio, elaboradas com as uvas deste vinhedo”, disse. “O processo de vinificação prioriza a coleta de estrutura e manutenção de aromas secundários frutados provenientes de uvas de baixa produção por planta”, explicou.

Ampliação da Adega Cocipa

A Adega instalada no Supermercado Cocipa, em Inúbia Paulista, está passando por melhorias, com ampliação e modernização da estrutura. Os investimentos estão em andamento e seguem o programa de expansão e modernização da loja, que tem permitido criar novas áreas de vendas e ampliar os fatores de conforto, mobilidade e diversidade, para o público regional que realiza suas compras na Cocipa.
Mesmo com a intervenção no espaço, a Adega mantém seu funcionamento e atendimento ao público. Em breve o espaço totalmente reformulado deverá ser apresentado ao público consumidor, reforçando o compromisso da Cocipa com a qualidade dos seus produtos e serviços, e sua relação com o cliente cooperado.

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais