Cidades

Sementes crioulas: fortalecendo as bases e tecendo o desenvolvimento local

Projeto tem como suporte institucional a Agência Inova Paula Souza.

Por: Prof.ª Dr.ª Izabel Castanha Gil | Coordenadora Regional do Projeto Inova Paula Souza
Reunião na casa da guardião Noêmia Mendes, em Pauliceia, reúne cerca de quarenta membros  do grupo          Sementes Crioulas (Foto: Acervo Pessoal). Reunião na casa da guardião Noêmia Mendes, em Pauliceia, reúne cerca de quarenta membros do grupo Sementes Crioulas (Foto: Acervo Pessoal).

Mais um encontro dos membros do grupo Sementes Crioulas rumo à consolidação de uma proposta de desenvolvimento local e regional, que prevê a valorização das iniciativas inovadoras, o protagonismo e o trabalho em rede. O projeto tem como suporte institucional a Agência Inova Paula Souza, cujo objetivo central é “promover o desenvolvimento econômico e social do Estado de São Paulo”, por meio de ações descentralizadas e articuladas com instituições públicas, organizações privadas e comunidade.
Presente em sociedades democráticas, o desenvolvimento com base local implementa ações em territórios ou microrregiões por meio da ativa participação do cidadão. Para isso, promove o efetivo controle social sobre a gestão pública buscando o fortalecimento da sociedade civil e o empoderamento de grupos sociais anteriormente periféricos nas esferas de tomada de decisão. Seus conceitos baseiam-se na mobilização social, na proteção ambiental e uso racional dos recursos naturais, no fortalecimento e diversificação da economia local, na inovação da gestão pública e na inclusão social.
O desenvolvimento com base local oferece respostas interessantes, em tempos de incertezas políticas e econômicas. Iniciativas simples e criativas voltadas ao consumo básico a preços acessíveis, lazer e entretenimento proporcionado pela própria comunidade, cuidados ambientais edificantes, mobilização que promove a autoestima, são formas de desviar o foco de assuntos desgastantes, proporcionando condições reais para que se formem condições inovadoras de resistência e de transformações sociais. 
Estes princípios permeiam as ações do Projeto Sementes Crioulas. Sediado em Pauliceia, seus integrantes constituem um grupo de dezenas de pessoas espalhadas por várias cidades da Nova Alta Paulista, atraindo admiradores de várias partes do Brasil e de quatro países.
A Nova Alta Paulista compreende uma pequena área composta por trinta municípios localizados no espigão divisor Peixe/Aguapeí. O histórico regional marcado pela colonização comercial, responsável pelo adensamento geográfico de cidades com baixa concentração demográfica, e o perfil predominantemente agropastoril são pouco utilizados para a construção de uma identidade regional baseada na cooperação político-econômica, que promova o fortalecimento das trocas comerciais, culturais e tecnológicas.
O projeto Sementes Crioulas demonstra potencialidade para ações de cooperação intra-regionais, identificando e aproximando agricultores familiares cujas práticas preservam hábitos tradicionais de autoprodução de sementes, oferta de alimentos livres de agrotóxicos, trocas solidárias de sementes, entre outros. Essas práticas conciliam modernizações tecnológicas e preservação ambiental, efetivando esforços mundiais pela sustentabilidade.
Com gestão descentralizada, o Projeto mantém-se forte aos seus princípios, dando-lhe uma identidade sintonizada com outros grupos, que, a cada dia, se multiplicam pelo país e pelo mundo. Seu modelo contrapõe-se ao modelo hegemônico da monocultura baseada na agroquímica. A saúde, a promoção humana e a preservação ambiental são centrais no modelo que acreditamos.

Fotos

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans
P&G Telecomunicações

Publicidade

Insta do Siga Mais