Aprovada em concurso, Franciele Anselmo deixa Secretaria de Saúde de Adamantina; Gustavo reassume
Gustavo Taniguchi Rufino volta a assumir a Secretaria Municipal de Saúde de Adamantina.

A partir de segunda-feira (18) Gustavo Taniguchi Rufino, que foi secretário municipal de saúde na administração Márcio Cardim, e que estava acumulando como secretário de gabinete e secretário de planejamento, volta a assumir a gestão da saúde municipal. Franciele Anselmo, que deixa o cargo, foi aprovada em um concurso público na cidade de Flórida Paulista e, convocada, vai assumir a vaga.
A profissional, que é enfermeira, estava à frente da saúde de Adamantina desde setembro do ano passado, quando foi anunciada para substituir Gustavo. Agora, ele volta à cadeira da saúde. Jà a servidora de carreira, engenheira civil e bacharel em desenho industrial Rosemeire Gonçalves de Souza Costa, assume a Secretaria Municipal de Planejamento (mais informações abaixo).
O anúncio das mudanças foi feito pelo prefeito Márcio Cardim em um vídeo publicado nesta quarta-feira (13) nas redes sociais da Prefeitura de Adamantina, ladeado pelos dois gestores. No conteúdo, apenas o prefeito fala (assista).
Depois do vídeo, já no início da tarde, uma nota divulgada pela Prefeitura de Adamantina complementou as informações e detalhou as mudanças. “Gustavo Taniguchi retoma ao posto após ter ficado à frente da secretaria nos últimos cinco anos, tendo deixado a pasta para voltar ao gabinete, secretaria que ele continuará acumulando assim como em 2017”, diz a nota.
Prefeito destaca atuação de Gustavo na pandemia da Covid-19
O comunicado da Prefeitura de Adamantina traz também uma manifestação do prefeito Márcio Cardim. “Escolhemos o Gustavo Taniguchi para o cargo, pois ele provou a sua competência à frente da saúde. Este é um momento muito importante para o município, pois além dele ter se provado resolutivo durante a pandemia, agora estará à frente durante a regionalização da saúde, que é algo que ele iniciou lá atrás”, afirma o prefeito, conforme a nota.
Já tendo atuado na Secretaria Municipal de Saúde na gestão Cardim, em setembro do ano passado Gustavo deixou a pasta e assumiu a Secretaria de Gabinete. Antes, ele chegou a acumular as duas secretarias. Na mesma mudança, também em setembro do ano passado, Franciele Anselmo foi nomeada secretária municipal de saúde, onde ficou até agora.
Em maio deste ano Gustavo passou a acumular a Secretaria Municipal de Planejamento, após o afastamento de João Vitor Marega. “O Gustavo também comandou o planejamento nesses últimos seis meses e lá desenvolveu projetos importantes para o município”, afirma o prefeito, na nota divulgada pela Prefeitura.
Em 2015 Gustavo foi nomeado secretário municipal de finanças na gestão do ex-prefeito Ivo Santos, que teve seu mandato cassado dois meses depois, em fevereiro de 2016. Gustavo permaneceu no cargo, na gestão assumida pelo vice-prefeito João Eduardo Barbosa Pacheco. Antes dessa nomeação, em 2015, Gustavo ocupava cargo de confiança do segundo escalão da administração Ivo Santos.
Secretaria de Planejamento terá nova dirigente em janeiro
Ainda de acordo com o comunicado da Prefeitura de Adamanina, a partir de janeiro próximo a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento será comandada pela engenheira civil e bacharel em desenho industrial Rosemeire Gonçalves de Souza Costa.
Rosemeire Costa assume Secretaria de Planejamento (PMA).
A profissional foi escolhida devido a sua formação técnica e, ainda, por já pertencer ao quadro de funcionários da Prefeitura de Adamantina. “A Rose já é funcionária da Prefeitura há 10 anos, ela estava à frente do Programa Criança Feliz há 1 ano e 5 meses, da Secretaria de Assistência Social e agora, vamos dar uma oportunidade devido a sua formação técnica, ocupando o cargo de secretária”, detalha o prefeito, segundo informa a nota.