Geral

Encontro na UniFAI discute tecnologias da informação para a agricultura familiar

Evento é voltado a pequenos produtores rurais e a agricultores familiares.

Por: Daniel Torres | Assessoria de Comunicação da UniFAI atualizado: 15:19
Encontro na UniFAI discute tecnologias da informação para a agricultura familiar

As Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI), agora Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), sediam nesta sexta-feira, 18, e no sábado, 19, no Auditório Miguel Reale, no Câmpus II, o Encontro Competências Digitais para a Agricultura Familiar (e-CoDAF).
O evento é promovido pelo projeto de extensão Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF), vinculado à Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Tupã, à Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Presidente Prudente e à UniFAI e será realizado simultaneamente nesses três locais por meio de videoconferência.
“O e-CoDAF promove discussões e reflexões sobre propostas para aplicação e uso de Tecnologias da Informação e Comunicação para o setor rural. O e-CoDAF também contempla apresentações de trabalhos desenvolvidos com a participação de alunos de graduação e pós-graduação, docentes e comunidade que tenham interesse e trabalhos desenvolvidos e relacionados a essa temática”, explicou o organizador do e-CoDAF em Adamantina, Prof. Esp. César Augusto Vitor ao lembrar que na UniFAI o projeto de extensão envolve os cursos de Análise de Sistemas, Ciência da Computação, Agronomia e Tecnologia em Agronegócios.
Em sua terceira edição, o Encontro terá como tema “Tecnologias de Informação e Comunicação no Setor Rural: busca por alternativas para ampliação do impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação no campo”, com três eixos temáticos: “Aplicações de Tecnologias de Informação e Comunicação no setor rural”, “Fontes de dados e informações de ou para o setor rural” e “Competências Digitais para a utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação pelo setor rural”.

Programação

Na sexta à tarde, das 13h30 até as 17 horas, a programação do e-CoDAF prevê inscrição e recepção, seguidas de palestra com Paula Meyer e apresentação de trabalhos de pesquisa relacionados ao tema.
À noite, os trabalhos serão retomados às 19 horas com a palestra intitulada “Do registro à rastreabilidade, manejo da informação no cultivo de Palma de Óleo”, a ser ministrada pelo Prof. Me. Victor Orlando Rincón Romero.
Na sequência, o Prof. Me. Ricardo Firetti aborda o tema “Fontes de dados e informações de ou para o setor rural” e o Prof. Me. Augusto Zonta encerra a noite falando sobre “Tecnologias da informação a serviço do homem do campo”.

Oficinas

No sábado pela manhã, a partir das 8 horas, também no Auditório Miguel Reale, serão realizadas oficinas sobre “Como fazer controle de leite e identificar mastite”, a ser ministrada por Juliana Correa Bernardes, e também sobre “O uso de aplicativos na organização de plantio de hortifrúti, identificação de pragas e pulverização”, com a Prof.ª Ma. Diana Vilas Boas Souto Aleixo.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local. Mais informações podem ser obtidas pelo hotsite http://codaf.tupa.unesp.br:8083/index.php/ecodaf/iiie-codaf/schedConf/program.

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina
P&G Telecomunicações

Publicidade

Insta do Siga Mais